A EDP Ventures Brasil, veículo de investimento de capital de risco da EDP, realizou um aporte financeiro de R$ 2 milhões na Time Energy, empresa que fornece tecnologia e equipamentos para o setor elétrico. A startup de Campinas desenvolveu uma solução IoT (internet das coisas) voltada para a gestão eficiente do consumo de energia em estabelecimentos comerciais e industriais.

A Time Energy foi criada em 2012 com a missão de auxiliar clientes residenciais e empresariais no acesso às informações e no controle do consumo de energia. A aproximação com a EDP Ventures ocorreu em 2019, quando a startup foi uma das finalistas do Starter Business Acceleration, programa global de aceleração do grupo EDP.

A Time Energy desenvolve hardware próprio com medidores de consumo com tecnologia de ponta e possui uma plataforma que permite analisar todos os dados de consumo gerados, trazendo maior eficiência energética para diversos perfis, como shoppings, aeroportos, universidades, hospitais, indústrias, hotéis, franquias e bancos, entre outros. As soluções da startup garantem aos clientes informações precisas, em tempo real, sobre consumo detalhado por equipamento, e até recomendações para reduzir os gastos com energia elétrica.

“Para continuar liderando a transição energética, a EDP tem como objetivo estratégico o empoderamento dos seus clientes, oferecendo informações e soluções que otimizem o consumo de energia elétrica e, assim, melhorando o controle e a eficiência energética. A Time Energy atraiu nosso interesse por ter um time de fundadores brilhantes, com um histórico de destaque nos programas de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, e que conseguiu colocar no mercado produtos criados nos principais centros de pesquisa do país”, afirma Rosario Cannata, gestor de Investimento da EDP Ventures Brasil.

O investimento da EDP Ventures possibilitará que a Time Energy alavanque a sua tração comercial em várias indústrias e aumente a escalabilidade do seu negócio, com uma tecnologia proprietária de ponta.

“Nossa experiência com a EDP tem sido positiva desde o primeiro dia. O Starter Business Acceleration possibilitou o nosso relacionamento com diferentes empresas e pessoas do grupo, além de um grande aprendizado. Esse investimento permitirá a expansão dos nossos negócios e um grande avanço na nossa tecnologia, porque, além do capital, temos a expertise da EDP no setor elétrico para construir uma solução conjunta e inovadora”, diz Leandro Pereira, CEO da Time Energy.