Ir para o conteudo

Mapeamos a diversidade no ecossistema e precisamos conversar

* Por Ana Flávia Carrilo

Nos últimos artigos desta coluna, tenho comentando sobre a importância de trazer dados sobre o nosso ecossistema e nos pautar neles para tomadas de decisão. E hoje, trago a prova disso e os resultados do Mapeamento de Comunidades 2020, que acabo de lançar na Abstartups. 

Durante este ano, com o apoio do Sebrae e com mais de 60 comunidades de todo Brasil, mapeamos as startups ativas para trazer dados consolidados sobre o nosso mercado. E este ano, com um desafio particular: mapear a diversidade (ou a falta dela) no ecossistema empreendedor. 

O resultado, não são números bonitos. Não há motivos para comemoração, mas são um alerta importante: precisamos reconhecer onde estamos para podermos seguir em frente. E isso é possível com este estudo! 

Segundo o Mapeamento, 26,3% de startups em todo o Brasil não possuem nenhuma mulher na sua equipe, apenas 5,8% dos founders no Brasil são negros e 12,6% são mulheres. E mais: apenas 4,5% de startups empregam pessoas transexuais e 6,7% pessoas com deficiência (PCD).

Em contraste a esses números, 87,7% das startups dizem apoiar a diversidade. Isso só nos mostra a importância de nos pautarmos em números, não só em discursos. Diversidade tem sido pauta constante, mas os nossos números nos dizem que ainda estamos longe de transformar o discurso em realidade.

Por isso, fica aqui o meu convite: conheça o Mapeamento de Comunidades 2020, conecte-se com a sua comunidade e os atores. E seja um agente de transformação – use os dados para traçar ações que realmente transformem a realidade. 

Na mesma semana em que discursos como “nivelar por baixo” ou “não encontro profissionais” foram ouvidos, esses dados se tornam mais do que necessários! Somos diferentes, e precisamos abraçar as diferenças e aprender com elas todos os dias. Acesse aqui ao estudo completo.


Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.