Três fatores foram fundamentais para permitir o crescimento das startups e das pequenas empresas este ano:

  • Resiliência e Liderança do empreendedor: que teve agilidade para se adaptar ao novo cenário e mudar rapidamente a forma de fazer negócios; com visão para antecipar o futuro, tomar as decisões certas e usar a tecnologia correta para manter sua empresa ativa; com capacidade de liderança para motivar seu time, seus parceiros e seus clientes fortalecendo ainda mais sua marca no mercado;
  • Tecnologia: que suportou uma nova forma de fazer negócios, mantendo a segurança necessária, mesmo fora do ambiente comercial; que ofereceu poder de gestão, colaboração e interação entre empreendedores, equipes, parceiros e clientes, mesmo todos em home office; tecnologia com inovação que adicionou maior poder de computação para ajudar o empreendedor a transformar crise em oportunidade de forma ágil, com mais conectividade e ganhos de produtividade;
  • Capital do investidor: que continuou acreditando e aportando nos empreendedores com visão, liderança e resiliência; nos pequenos negócios, quer seja com capital financeiro ou com programas de incentivo ao mercado para comprar do pequeno. Só no mês de setembro, por exemplo, o volume de aportes foi o maior dos últimos anos.

Com as recentes mudanças no hábito do consumidor, tanto startups quanto pequenos negócios tiveram que praticar também uma mudança rápida em suas estratégias. Com isso, somando a liderança do empreendedor com o uso da tecnologia adequada, foi possível proporcionar ao consumidor uma experiência cada vez mais customizada e centrada no que ele realmente deseja.

Internamente, empresas que focam no aumento de produtividade, redução de custos, novos modelos de receitas e implementação de tecnologia adequada ao novo momento de mercado, tem mais chances de apresentar um crescimento além do esperado. Durante esse processo, é importante trabalhar também a cultura organizacional de sua empresa para que todo o time esteja integrado, saiba trabalhar com as novas tecnologias e alcance uma alta performance.

Além dos processos, é comprovado que uma tecnologia de ponta traz inúmeros benefícios para a organização: além de promover a inovação e criatividade, aumentando a proximidade com os clientes, ajuda a diminuir custos ao implantar mecanismos que facilitam na tomada de decisões, bem como aumenta a produtividade de colaboradores e empreendedores.

De acordo com o estudo Dell Monitor Productivity Study, patrocinado pela Dell Technologies, a produtividade aumenta em mais de 26% quando um profissional trabalha utilizando teclado e mouse conectados em notebook. Ao adicionar estes acessórios e uma segunda tela de 24″, esse aumento é de 32% e aumenta de forma progressiva, chegando a um ganho de 42% de produtividade quando se trabalha com uma tela curva de 34”.

Muitas vezes um pequeno negócio ou uma startup acabam focando muito mais tempo em gerar soluções e produtos inovadores para atender a necessidade do mercado e dos clientes e acabam não dedicando muito tempo para o planejamento e a gestão do próprio negócio. Por isso, quando for escolher as tecnologias que irão suportar toda sua empresa, é importante avaliar o momento, mas optar por tecnologias que garantam que o investimento feito não seja perdido quando a startup crescer.

É importante olhar para a própria empresa, observar o quão próximo estão os objetivos traçados e o quão eficaz sua estratégia tem se mostrado. Invista em planejamento, em tecnologia e em gestão. Esse é o desafio do pequeno empreendedor para conseguir escalar.

Com atendimento consultivo em tecnologia, o empreendedor pode focar em seu negócio, enquanto o consultor dedica tempo pesquisando e estudando todas as novidades do mercado e qual a solução ideal para sua operação.

Com o entendimento de que as pequenas empresas não possuem conhecimentos em tecnologias, é preciso criar uma relação consultiva, porque o empreendedor precisa mais do que um vendedor de equipamento, precisa de um parceiro de negócios. O planejamento deve ir além da escolha do equipamento X ou do Y e é o parceiro tecnológico que vai auxiliar no desenho de uma estratégia que esteja de acordo com a operação, integrando vantagem competitiva para o crescimento do negócio.

Opte por parceiros que participem e acompanhem o crescimento do seu negócio, que tenham uma mentalidade de crescer junto com você, que entenda seu propósito e esteja disposto a ajudá-lo, não somente com preços e benefícios diferenciados, mas principalmente com equipes dedicadas e especializadas para apoiar a definição da tecnologia correta, que garante maior produtividade e maior capacidade de gestão, agilidade e segurança, permitindo um crescimento mais organizado.

De acordo com Luciane Dalmolin, diretora regional da Dell para pequenas empresas, este ano, atípico por causa da pandemia, acelerou o processo de transformação digital nas empresas e os empreendedores que já tinham objetivos mais claros para onde querem ir, estão tendo uma retomada mais rápida.

Segundo ela, “aqueles que estavam mais organizados tecnologicamente, de forma muito rápida estavam operando seus negócios do home office, com todo seu time de colaboradores atendendo seus clientes de forma ágil e com total segurança. Vimos que empresas mais rápidas, mais ágeis, que estão num patamar tecnológico superior, ou com um pensamento mais acelerado, já fizeram a retomada dos negócios e, melhor, já desfrutam disso, sempre olhando as oportunidades, e agora novos negócios estão surgindo”, enfatiza.

Empresas e profissionais são cada vez mais pressionados a se reinventar, principalmente, no sentido de terem negócios e processos cada vez mais digitais e conectados e a tecnologia é a chave para este movimento. Mais do que nunca, vimos como a tecnologia é fundamental para apoiar as empresas, de todos os portes e perfis, na transformação digital. Ou seja, as organizações precisarão ter uma infraestrutura de TI preparada para suportar um aumento das transações digitais.

Em momentos atípicos que o parceiro de tecnologia é um diferencial para os negócios, a relação não deve ser apenas no momento da venda – que deve ser facilitada e simplificada – mas perdurar para que a operação seja sustentável. A consultoria é também para o suporte técnico, com serviços que incluem desde a remoção de vírus, passando por otimização da integridade do PC – manter o computador operando com performance máxima – até mesmo atendimento em casos de acidentes e incidentes, como como derramamento de líquidos, quedas, colisões ou sobrecarga de energia.

Nas ofertas da Black Friday de 2020, a Dell vai além de descontos por equipamento para que não seja apenas uma relação de compra e venda, mas que haja uma experiência de compra positiva:

  • Facilidade de pagamento com parcelamento de até 12x sem juros e frete grátis;
  • Upgrade nos serviços de suporte Premium Support + Complete Care, com atendimento técnico presencial, independentemente do local do equipamento. No Premium Support, o usuário terá acesso a recursos que incluem remoção de vírus, reparo de acidentes e verificações de otimização da integridade do PC automatizadas para manter o computador operando com performance máxima. Já no Complete Care, o cliente terá um seguro de tudo aquilo que não está previsto em uma garantia padrão, como derramamento de líquidos, quedas, colisões ou sobrecarga de energia;
  • Atendimento consultivo da Dell que auxilia na compra do melhor equipamento que atenda as expectativas do cliente e suas necessidades profissionais.

Quer saber mais sobre como a Dell pode apoiar o crescimento da sua empresa? Entre em contato com um consultor Dell Technologies por meio do 0800 722 3400 e acesse o portal da Central para Pequenas Empresas, da Dell.