Ir para o conteudo

A performance do Anjo Investidor – Playbook

* Por João Kepler

Quando se trata de informações precisas sobre o desempenho dos investidores-anjo quanto a write-offs, exits, múltiplos de retorno e performance, infelizmente, quase não há dados confiáveis e atualizados sobre a performance dessa categoria de investidores.

No entanto, existem alguns textos, depoimentos de anjos que indicam um Playbook da categoria nos Estados Unidos.

Abaixo, relaciono os principais pontos para entendimento desse Playbook, que são um compilado de informações para ter como referência ao que geralmente acontece, baseados nos textos que li e depoimentos coletados.

Playbook Investimento Anjo — Estados Unidos:

Mas além disso, para ter uma informação mais precisa, resolvi compartilhar meus próprios números que são resultados das minhas decisões de investimentos realizados entre 2012 e 2017, um corte com apenas algumas das startups investidas em 5 anos no Brasil.

Foram 25 startups mapeadas (uma linha de corte no meu portfólio como investidor-anjo) em uma fotografia mais exata para conseguir analisar meus resultados deste período específico, encontrar a minha performance na decisão de investimento nessas startups.

Veja os resultados abaixo:

– 8 Startups fizeram Write-off ou modo Zumbi (32%):

– 15 Startups seguem crescendo operação (60%):

– 2 Startups tiveram EXIT (8%):

– 2 Startups tiveram EXIT (8%):

Em relação aos meus próprios resultados e performance, 60% das startups que investi neste corte seguem crescendo a operação, 32% das startups fizeram write-off ou estão em modo Zumbi e 8% das startups tiveram EXIT, sendo que o valuation médio de entrada nas 25 startups é de R$4,2 milhões. Esse é o meu playbook!

Se for considerar somente os write-offs até agora, 32% das startups investidas deram prejuízos ou não lograram êxito, ou seja, bem abaixo dos 60% do que acontece e é estimado no playbook americano do investimento anjo.

Por que é interessante mostrar estes números? Invisto em startups no Brasil há 12 anos e como mencionei, não existe esse tipo de parâmetros de investidores-anjo publicados por aqui. Por isso, desenvolvi este resumo com o desempenho do meu portfólio de investidas em um período de investimento de 5 anos em apenas 25 startups, sem considerar os investimentos realizados após 2017.

Os resultados são realmente consideráveis, afinal, o múltiplo desse portfólio é de 15.43x (sem contar exits e write-offs).

Esse portfólio hoje faz parte da Bossa Nova Investimentos e foi incorporado no nosso projeto de investir em 1.000 startups no estágio pré-seed. Na Bossa Nova, foram realizados até o momento 704 investimentos em 537 startups, com 42 write-offs e 17 exits no total.

Fiz questão de compartilhar tudo isso de forma transparente para começarmos a mapear os resultados dos anjos brasileiros, para educar e reforçar que para investir em startups, deve se ter uma noção clara de como funciona na prática e os riscos inerentes a esse tipo de investimento.


João Kepler é escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por 3 anos como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. Também é Diretor da Bossa Nova Investimentos, que realizou mais de 670 investimentos em startups nos últimos 4 anos. JK está conectado com o que há de mais inovador no mundo dos negócios e por isso é conselheiro de várias empresas e entidades. Autor de 7 livros (sendo 2 bestsellers: “Smart Money” e “Gestão Ágil”) e o. seu mais recente livro: [Se Vira Moleque!].

Espaço Exclusivo para Investidores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre investimento anjo, fundos de investimentos, venture capital, captação de investimentos em grupo, planejamento de risco, relação com empreendedores e investidores…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.