A Troc, startup curitibana de revenda online de roupas e acessórios premium, anunciou um investimento feito pelo Grupo Reserva. O investimento dará continuidade no foco de sustentabilidade do Grupo e na aproximação de importantes startups. O valor não foi revelado.

A combinação entre as empresas possibilitará que a Troc entre no mercado de moda masculina e que a Reserva faça parte da moda circular por meio da plataforma batizada de TROC RAAS – solução de logística reversa, que viabiliza empresas a transformarem roupas sem uso de seus consumidores em desconto para novas compras em suas lojas.

Seguindo esse compromisso sustentável,  a Reserva anunciou outra novidade, o lançamento de sua coleção de peças feitas a partir do upcycling de sobras de tecido da produção nas fábricas.

Para o CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler, o investimento na Troc está totalmente ligado ao propósito compartilhado das duas empresas. “Nós acreditamos que a moda do futuro é circular e sustentável. Hoje nós temos orgulho de anunciar essa parceria rumo a um futuro cada dia mais consciente, juntando nossas expertises para tirar do papel a economia circular, conectando esse propósito com os nossos consumidores e tornando real essa oportunidade”, afirma Meisler.

A Reserva Mini foi a primeira marca do Grupo a estrear o serviço e após um mês de sucesso do novo projeto, a Reserva também inicia como parte da solução para um futuro mais sustentável no varejo. Para a Troc, a entrada da Reserva representa um novo nicho de atuação, pois a empresa inicia uma nova fase de vendas de roupas para o público masculino no brechó. Desde 2016, eram vendidas apenas peças para o público feminino e infantil.

Segundo a fundadora e CEO da Troc, Luanna Toniolo, a marca está em seu melhor momento e o investimento estratégico chega para a marca alcançar ainda mais rapidamente seus objetivos. “O mercado de revenda no Brasil está apenas iniciando e tem um potencial gigante pela frente. Estamos nos estruturando estrategicamente para continuar crescendo de forma consistente e coerente com nossos propósitos”, comenta a empresária.

Upcycling

O termo em inglês se refere a técnica que busca, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um produto ou material que seria descartado, sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. É exatamente isso que a Reserva aposta lançando a linha de peças feitas a partir do reuso das sobras de tecido em suas fábricas que estarão disponíveis no site e nas lojas físicas a partir do dia 5 de outubro.

“Com o upcycling e a entrada da Reserva para TROC RAAS, atingimos o ciclo completo da moda circular oferecendo uma solução única e sustentável para os clientes brasileiros”, explica o CEO, Rony Meisler.

Com polo, camiseta e bermuda, a Linha Reserva Circular fortalece o compromisso da empresa com processos de produção sustentáveis e que impactam o planeta o menos possível. A produção da linha é  desenvolvida a partir de sobras de tecidos nobres. Em vez de descartados, os tecidos foram reciclados, passando pelo processo de serem desfibrados e tecidos novamente, dando novo significado ao que seria lixo. As peças oferecem conforto, com leveza e toque macio. Já a aparência é rústica, que lembra que essa peça tem uma história.