A Acesso Digital, IDTech pioneira em soluções de proteção de identidade digital, recebeu um aporte de R$ 580 milhões liderado pelos fundos General Atlantic e SoftBank Latin America Fund. O valor ajudará a startup na escalabilidade do negócio.

A negociação dá continuidade ao primeiro aporte da Acesso Digital, captado em janeiro de 2020, com a Igah Ventures (antiga e.Bricks Ventures), no valor de R$ 40 milhões. Com mais de 400 clientes, a Acesso Digital oferece soluções de autenticação de identidade digital incluindo reconhecimento facial, admissão a distância e assinatura eletrônica.

Recentemente, a IDTech expandiu sua atuação para outras áreas, como a telemedicina. Com o crescimento da digitalização desde o início da pandemia de covid-19, o volume de transações analisadas pela Acesso Digital dobrou nos últimos meses e o faturamento cresceu 28% desde março.  

“A pandemia mostrou o valor de soluções digitalmente nativas e aumentou a urgência das empresas na adaptação de seus negócios para a era digital”, afirma Diego Martins, fundador e CEO da Acesso Digital. “O aporte vai nos permitir ampliar ainda mais nossa participação nessa tendência e reforçar nossa posição de liderança em novos e importantes mercados, como telemedicina, e-commerce e telecomunicações. Somos gratos pela parceria com dois dos maiores investidores globais em tecnologia e esperamos atuar com nossos novos parceiros estratégicos para expandir ainda mais o negócio”, diz Martins. 

O cofundador e vice-presidente de Estratégia e M&A da Acesso Digital, Paulo Alencastro, explica a destinação do investimento captado. “Com o aporte levantado nessa rodada, esperamos continuar escalando o negócio, aumentando a base de clientes, a oferta de produtos e serviços, além de investir em equipe e aquisições estratégicas, como fizemos recentemente com a incorporação da Meerkat, startup de análise de imagens”.  

Martin Escobari, copresidente, diretor-executivo e chefe para a América Latina da General Atlantic, diz que “em todo o mundo, os consumidores estão cada vez mais descobrindo e usando produtos digitais. Vimos a tendência a longo prazo da digitalização ser ainda mais acelerada no momento atual. Acreditamos na capacidade única da Acesso Digital de continuar forte na capitalização da transformação digital e em seu crescimento como empresa. Estamos entusiasmados com a parceria com essa equipe talentosa e esperamos encontrar oportunidades de levar suas soluções de identidade digital a mais clientes em todo o Brasil”.

Paulo Passoni, sócio do SoftBank Latin America Fund, continua: “Desde que lançamos o Fundo para a América Latina em 2019, vimos um crescimento rápido na aceleração digital na região e a Acesso Digital demonstrou capacidade de escalar suas tecnologias inovadoras no ritmo de países concorrentes, como China e Estados Unidos. A estratégia do SoftBank permanece focada em oportunidades de investimento de longo prazo que acreditamos que terão um grande impacto no mundo, e estamos confiantes de que a Acesso Digital se encaixa nesse cenário enquanto constrói soluções digitais inovadoras para o futuro. Estamos muito felizes com a parceria com a equipe e juntos trabalhar para fazer parte da revolução digital de hoje”.  

De acordo com os termos do investimento, General Atlantic e SoftBank Latin America Fund ganharão, cada um, um assento no conselho da Acesso Digital. Investindo na América Latina desde 2007, o fundo General Atlantic tem vários unicórnios brasileiros em seu portfólio, incluindo XP, Gympass e QuintoAndar. Já o SoftBank Latin America Fund está presente no mercado brasileiro desde a sua criação, em 2019, com investimentos estratégicos em empresas de diversos setores, incluindo Loggi, Banco Inter, Creditas, VTEX, Olist e Petlove.