O CoreAngels Atlantic, grupo de Business Angels com sede em Portugal, anunciou investimento em duas startups brasileiras, a SizeBay e a TotalCross. 

A Sizebay oferece tecnologia, através de um serviço de provador virtual, para os consumidores online escolherem tamanho de produtos de moda (roupas e calçados). Com isso, reduz consideravelmente trocas e devoluções e também aumentam significativamente a conversão em vendas na medida que eliminam o principal motivo de desistência de compra online, que é a dúvida no tamanho ideal a ser escolhido pelos consumidores. 

A Sizebay está lançando também um aplicativo para lojas físicas oferecerem para os seus clientes a possibilidade de recomendar tamanho, a partir de uma simples consulta usando a etiqueta do produto escolhido. Este serviço pretende atender a necessidade de oferecer uma recomendação de tamanho quando os camarins estão proibidos de serem utilizados e também como estímulo de venda.

Já o TotalCross é um framework open source que acelera o desenvolvimento de software para sistemas “embedded” e de internet das coisas (IoT). A ferramenta desenvolvida pela empresa é utilizada tanto por engenheiros de software que necessitam uma maneira simples de lidar com hardware e sensores (IoT), quanto engenheiros eletrônicos que necessitam de abstração para criar softwares (“embedded systems”).

A companhia traz para o mundo dos dispositivos conectados (vending machines, dispositivos médicos, Smart Home, entre outros) a possibilidade de desenvolver rapidamente interfaces gráficas (UI) com experiência mobile. Uma das mais novas ferramentas, o KnowCode, faz com que interfaces gráficas criadas com Android Studio corram em dispositivos “Embedded”, portando tanto Android como Linux Arm.

Estima-se que o número de dispositivos conectados (IoT) no mundo todo seja o dobro do número de smartphones até 2025. A TotalCross almeja ser o principal framework de desenvolvimento de aplicações IoT e “embedded” no mundo, escolhendo Portugal como ponto de partida para sua expansão na Europa. A perspectiva é atingir 500 mil usuários até final de 2022, tendo pelo menos 40% desses usuários na Europa.