A Apple anunciou a aquisição da Mobeewave Inc., uma startup com tecnologia que pode transformar iPhones em terminais de pagamento móvel, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A tecnologia da Mobeewave permite que os clientes utilizem seu cartão de crédito ou smartphone em outro telefone para processar um pagamento. A gigante da tecnologia de Cupertino, Califórnia, pagou cerca de US$ 100 milhões pela startup, segundo algumas fontes.

A Mobeewave tinha dezenas de funcionários e a Apple contratou a equipe, que continua a trabalhar fora de Montreal. Eles pediram para não serem identificados discutindo uma transação privada. “A Apple compra pequenas empresas de tecnologia de tempos em tempos e geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos”, disse um porta-voz da Apple.

A Apple normalmente compra startups para transformar sua tecnologia em recursos de seus produtos. A empresa adicionou o Apple Pay ao iPhone em 2014, permitindo que os usuários paguem por produtos físicos com um toque nas lojas de varejo. No ano passado, lançou seu próprio cartão de crédito, o Apple Card. A integração do Mobeewave pode permitir que qualquer pessoa com um iPhone aceite pagamentos sem hardware adicional.

Isso colocaria a Apple em concorrência mais direta com a Square Inc., fornecedora líder de hardware e software de pagamento para smartphones e tablets. Em seu site, a Mobeewave mostra uma demonstração de um usuário digitando um valor de transação e, em seguida, um cliente tocando seu cartão de crédito no telefone para processar o pagamento no dispositivo.

O acordo seria um dos vários para a Apple este ano. Recentemente, adquiriu o aplicativo climático Dark Sky e a empresa de transmissão de conteúdo de realidade virtual NextVR. Outras compras incluem Voysis, Xnor.ai e Inductiv para melhorar a Siri e a Inteligência Artificial, e Fleetsmith para gerenciamento de dispositivos corporativos.

Fonte: Bloomberg