Com o objetivo de fortalecer o ecossistema nacional e incentivar a inovação no Brasil, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), instituição sem fins lucrativos que representa as startups brasileiras e ajuda a desenvolver o ecossistema e a economia, anunciou a Ambev como a mais nova mantenedora da Associação.

“Se tornar mantenedor é uma forma de contribuir ativamente com o ecossistema de startups e participar de uma organização que está há mais de oito anos gerando impacto empreendedor em todo Brasil. Sem dúvida, nossas mantenedoras servem de combustível para projetos institucionais e, ao mesmo tempo, têm contato direto com empresas inovadoras em todo território nacional”, pontua José Muritiba, diretor executivo da Abstartups.

Com a parceria, será possível fomentar os negócios de startups regionais, por meio de expansão de iniciativas e conexões corporativas. A parceria também contribuirá para o desenvolvimento de um acesso mais estruturado e completo do ecossistema (empreendedores, empresas, universitários e entusiastas) às startups, por meio da parceria de codesenvolvimento do StartupBase, a base de dados oficial das startups do Brasil administrada pela Abstartups. Para tanto, a Ambev irá destinar um time de tecnologia focado no progresso da base e na difusão do seu acesso.

“Na Ambev, já temos parcerias com uma série de startups que nos ajudam de várias formas e em diferentes etapas do negócio. Queremos expandir isso cada vez mais, para unir as soluções inovadoras que essas empresas têm a oferecer, com nossa estrutura e expertise em negócios”, explica Giovanna Ribeiro, especialista de inovação da Ambev. “Como parte do ecossistema, nós entendemos que precisamos investir e abrir o canal de comunicação para auxiliar no crescimento das startups de todo o Brasil. Por isso, a nova parceria com a Abstartups é tão importante para nós.”

A iniciativa também possibilitará o acesso de mais pessoas aos eventos de formação (FALCOM) da Abstartups e a viabilização de um maior número de eventos regionais de conexão entre empreendedores e startups, com o patrocínio da Ambev, estimulando cooperação, troca e, consequentemente, desenvolvimento das comunidades.