As pessoas acessam o Pinterest prontas para se inspirar, descobrir novas maneiras de fazer o que amam e tentar algo novo. Entre as bilhões de ideias da rede social, os vídeos estão se mostrando o formato ideal para alcançar o público de maneira criativa e prática. No ano passado, a quantidade de visualizações de vídeo na plataforma cresceu mais que seis vezes em relação a 2018.

As visualizações de Pins de vídeo orgânicos continuam a crescer até 240% ano a ano, principalmente para alimentos e bebidas, beleza, bricolage, entretenimento e decoração de casa.

Na verdade, 66% dos usuários afirmam que os vídeos agregam muito à experiência de descoberta, mais do que os vídeos de outras plataformas de mídia. Além disso, os usuários do Pinterest têm 54% mais chances de dizer que os vídeos os inspiram a tomar alguma iniciativa.

Como os Pins de vídeo estão cada vez mais inspirando as pessoas, as marcas e os criadores de conteúdo estão aproveitando o formato de vídeo nativo para aumentar o tráfego e interagir com os usuários.

Culinária é uma das principais categorias mais populares entre os usuários. Quando se fala de conteúdo de receitas ou relacionados a comida, o Tastemade é um dos maiores parceiros de vídeo do Pinterest no mundo. Com perfis fortes nos EUA, na Espanha, na América Latina, no Brasil, no Reino Unido, na França, no Japão e na Alemanha, a empresa tem um perfil do Pinterest global com mais de 10 milhões de espectadores únicos a cada mês.

A marca usa o formato de vídeo nativo e usa sua experiência em culinária para combinar dicas e truques com imagens lindas: o equilíbrio perfeito entre entretenimento e informação. Seguindo esse exemplo, marcas e criadores de conteúdo podem se inspirar para criar vídeos próprios, cativar os espectadores e contar uma história. Somente no ano passado, as buscas por “vídeos de bolo do Tastemade” aumentaram 355% no Pinterest.

Confira cinco dicas da equipe global do Tastemade para otimizar seu conteúdo de vídeo:

A beleza dos vídeos inspira

Receitas gostosas são muito populares no Pinterest. Como os primeiros segundos são cruciais para cativar a atenção do usuário, independentemente do tema do vídeo, use imagens bonitas, como puxar um queijo grelhado em câmera lenta ou filmar um buquê de flores de cima. No entanto, os usuários não procuram somente a beleza. Ter um conteúdo abrangente, dicas e truques é uma ótima estratégia para atrair todos os tipos de espectadores de todas as partes do mundo. Lembre-se de descrever o vídeo no título, porque os detalhes (como usar o micro-ondas ou não) aprimoram o desempenho.

Ficar de olho na qualidade e no tempo

Os usuários do Pinterest querem o pacote completo: ver toda a receita ou projeto, do início ao fim. Os vídeos precisam ter de 45 segundos a 3 minutos de duração, equilibrar entretenimento e informação e serem gravados no modo retrato. Como o Tastemade é uma autoridade culinária, dá dicas e truques. Os espectadores gostam disso, o que pode aumentar o tempo de visualização.

Datas especiais ajudam os planejadores

As buscas por feriados festivos, como o Halloween, o Natal, a Páscoa e o Ano Novo, aumentam no Pinterest dois a três meses antes da data em questão. Planejar com antecedência é uma obrigação para os usuários. Para isso, as marcas podem adicionar descrições, hashtags, pastas e seções específicas e exibi-las no perfil. Lembre-se de que parte desse conteúdo (um tutorial para dobrar guardanapos, por exemplo) também pode ser usado ao longo do ano.

Conheça seu desempenho

Se você não tem um perfil business no Pinterest, crie um agora. Há mais recursos para usar e o Analytics está disponível, que é indispensável para entender o que os usuários querem, procuram e gostam. Por exemplo, é possível analisar os resultados semanais para saber quais Pins funcionam melhor e quais recursos podem ajudar a potencializar o desempenho, como salvar novamente o mesmo conteúdo como um Pin ou criar pastas diferentes.

Inspire-se

O Pinterest é uma ótima ferramenta para aumentar o tráfego e inspirar os usuários. No entanto, também é uma plataforma útil para criadores de conteúdo e marcas encontrarem inspiração para si e para o trabalho. Por exemplo, é possível criar uma pasta com referências futuras. Se você tiver uma equipe, crie uma pasta colaborativa para que todos possam opinar. Os relatórios do Pinterest, como o Pinterest 100, são uma excelente fonte de tendências globais e locais para se inspirar ao pensar sobre ideias para os seus próximos vídeos.

Dica do Pinterest: para incentivar os usuários a compartilhar suas experiências na plataforma, o recurso Experimentar permite carregar fotos e/ou fazer um comentário nos Pins experimentados. Isso aumenta o engajamento, funciona para todos os tipos de Pins e ajuda os criadores de conteúdo a saber o que os espectadores gostam e receber feedback. Aproveite ao máximo seu conteúdo usando recursos como a aba de vídeos, a análise de ciclo de vida e o agendamento de Pins.

“No Pinterest, o engajamento funciona de maneira diferente, porque existe a possibilidade de os usuários adicionem fotos de suas receitas para mostrar o resultado final. Esse tipo de interação é muito legal, porque mostra quantas pessoas realmente estão interessadas no vídeo e, consequentemente, na receita. Além disso, é possível sentir uma grande demanda e interação nos Pins com as receitas e, principalmente, os vídeos de sobremesas com um apelo de ‘foodporn'”, comenta a Victória Zdanski Cirio, gerente de programação do Tastemade Brasil.

Pins de vídeo mais assistidos do Tastemade em todo o mundo

Os usuários buscam vídeos para se inspirar, e esses Pins do Tastemade provam isso. Da costela suína ao brownie de Kit Kat, estes são os Pins de vídeo mais populares do Tastemade nos últimos meses em todo o mundo.

Brasil: torta holandesa;

América Latina e Espanha: pão de ló em rolo;

Japão: costela suína enrolada em cebolinha salgada;

Reino Unido: brownie de Kit Kat;

França: coroa folhada de presunto e queijo;

Alemanha: biscoito de boneco de neve no espeto.

Ideias práticas e interesses variados 

Os usuários podem descobrir um número crescente de vídeos de instruções relacionados aos seus interesses, nas áreas de culinária, beleza, moda, DIY, bem-estar e inspiração geral. Veja algumas tendências na pesquisa de vídeos no Pinterest:

Vídeo de transformação capilar (+1.616% em termos anuais);

Vídeos de estética (+1.319% em termos anuais);

Vídeo de cinco minutos com truques de artesanato (+920% em termos anuais);

Vídeos de rotina de cuidados com a pele (+543%);

Vídeos de tutorial de maquiagem natural (+362%);

Vídeos de roupa (+305%).

Conforme mostrado pelas tendências de vídeo, há espaço para tudo e para todos inspirarem e contarem histórias, desde pequenas e médias empresas e grandes marcas de criadores de conteúdo e blogueiros. Um exemplo é Flávia Ferrari.

“Em relação aos vídeos no Pinterest, o que funciona melhor para mim são formatos que realmente solucionam algum problema. Eu trabalho muito com life hack, com soluções e dicas, e transportar esse formato para o Pinterest está sendo muito bom e muito interessante; as pessoas estão engajando e salvando bastante, porque eles encontram uma solução fácil e direta. Então, para mim, o segredo para ter um bom vídeo no Pinterest é realmente focar no conteúdo de qualidade e com explicações, que ajudam muito o vídeo a performar bem na plataforma.”

Os aumentos dos percentuais são calculados com dados normalizados de pesquisas feitas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020.

Dados internos globais do Pinterest: abril de 2019 comparado a abril de 2020.