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O segredo das vendas online: oferecendo boas experiências e não apenas produtos

* Por Thiago Coutinho

As vendas online têm um potencial de lucro gigantesco e escalável, principalmente com novas estratégias como links de afiliados e entregas agilizadas. Isso vem fazendo varejistas como Magazine Luiza e Lojas Americanas crescerem desenfreadamente.

Hoje em dia, apesar de ainda existir medo por parte de alguns usuários mais desconfiados da internet, a grande maioria já percebeu que há como se assegurar e economizar muito comprando online.

E onde há pessoas dispostas a comprar, surge consequentemente muitas outras dispostas a vender. Por isso o mercado de vendas online melhora e se atualiza constantemente, surgindo sempre novas ideias, novos players e aumentando sempre a competitividade.

Para o consumidor, essa competitividade é sempre um fator positivo. Mas para você que deseja entrar nesse mercado, a competitividade é um fator que vai te obrigar a estudar e se aprofundar no assunto, buscando a excelência nos seus produtos e serviços, o menor preço e a melhor experiência do usuário.

Se você deseja aprender como fazer seus produtos serem vendidos na internet, continue nesse artigo e prepare-se para imergir em maneiras assertivas para se atender ao consumo desse mercado.

Por que realizar vendas online?

Como foi dito nos parágrafos anteriores, o consumidor já percebeu como comprar online pode ser vantajoso para ele, principalmente pelo preço, quase sempre, mais em conta.

Mas as vantagens de se vender produtos online vão muito além disso. Sendo assim, vejamos quais são algumas das vantagens de se atuar em vendas online:

Público grande, específico e escalável

Ao se trabalhar na internet, é muito mais fácil criar e manter canais de comunicação com públicos específicos. Nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, você terá um público que por algum motivo visitou sua página e seguiu a sua empresa, ou seja, seu interesse por seus produtos já é, abertamente, declarado.

Além disso, você consegue, independente da distância física ou geográfica, levar a sua mensagem, a sua propaganda e o seu produto a um cliente, podendo assim, atingir muito mais pessoas.

Essas pessoas, as quais a sua mensagem atinge, se satisfeitas com seu produto, tendem a indicá-lo, atingindo muitas mais e tornando o seu negócio escalável.

Baixos custos com espaços físicos

Os gastos com aluguéis de espaços físicos dependerão apenas do tamanho da sede principal, que varia de acordo com o número de colaboradores e da necessidade de galpões para fabricar e estocar os produtos (veja como evitar esses gastos com o just in time).

Com as vendas online, você elimina um grande gasto: o das lojas para vendas presenciais. Ou seja, com o comércio eletrônico, você não precisa mais manter esse tipo de espaço, eliminando aluguéis e demais contas significativas pertinentes a ele.

Baixos custos com funcionários

Seguindo o raciocínio da vantagem anterior, com lojas virtuais, você não terá mais gastos com vendedores presenciais e nem com a capacitação dos mesmos.

Em vez disso, você deverá investir em infraestrutura e suporte online. O que também não é barato, porém atinge um número muito maior de clientes, gerando um retorno muito mais significativo.

Ou seja, um bom site, claro e intuitivo, promovendo o seu produto e encaminhando o cliente para a compra, pode trazer um retorno muito maior do que centenas de lojas físicas com milhares de funcionários.

Vendas ocorrem 24h por dia

O horário de expediente é outro grande limitador dos resultados de lojas físicas de vendas, afinal, justamente o horário de funcionamento das lojas, costuma ser o horário em que grande parte das pessoas com dinheiro para comprar os seus produtos está trabalhando.

As vendas online, por sua vez, podem ser realizadas a qualquer momento do dia, viabilizando a compra por qualquer perfil de comprador ou persona, em qualquer momento do dia.

Qual o segredo das vendas online?

O segredo das vendas online está longe de ser algo simples ou definitivo. Por isso, você deve sempre buscar pela melhoria contínua dos seus produtos e processos.

Porém, muitas estratégias são usadas hoje pelas empresas líderes nesse tipo de negócio e algumas vêm se validando e se mostrando muito eficazes. Vejamos algumas delas a partir de agora.

Um e-commerce é um negócio

O primeiro passo para ter sucesso com uma loja online é ter o seu propósito em mente. Você deseja criar uma renda complementar ou empreender?

Se você deseja alçar grandes voos nesse negócio, tenha em mente que você abrirá uma empresa e terá assim, todas as ferramentas e deveres como tal.

Como negócio que é, você deverá buscar para a sua empresa ferramentas e métricas que possam otimizar os seus processos e serviços, da mesma maneira que qualquer empresa deve fazer para alcançar a excelência em seus nichos de mercado.

Defina seu público-alvo, elabore um plano de negócios e busque metodologias ágeis de gerenciamento para monitorar e acelerar o crescimento do seu negócio.

Crie canais de comunicação com seus clientes

Na internet, se você quer ter destaque é preciso conquistar! E você sabe como fazer isso?

Há muitas maneiras de fazê-lo, por isso, listamos abaixo 5 maneiras de chegar ao seu cliente:

Redes sociais: hoje em dia, é cada vez menor o número de pessoas que não possui alguma rede social. Geralmente, as pessoas possuem muito mais que uma. Por isso, você deve fazer delas, grandes canais de comunicação direta com seus leads e de promoção da sua marca! Para isso, busque por estratégias de marketing digital.

Blog: o blog é o lugar onde a sua empresa criará autoridade em seu ramo de atuação. Nele deve conter artigos com informações pertinentes e conteúdo agregador, demonstrando ao cliente que sua empresa é séria e capacitada para fornecer a solução para o problema do cliente. Busque por estratégias de SEO para que esse conteúdo chegue a um grande número de pessoas.

Email: essa é uma ferramenta cuja a utilização deve ser feita com cuidado. É usual que apenas envie mensagens para leads que de alguma maneira demonstraram interesse pelo seu produto, seja por meio de landing pages ou de outros formulários de cadastro.

Whatsapp: se a estratégia anterior necessita cuidado, essa ainda mais. A abordagem deve ser feita de maneira suave e prestativa, respondendo a possíveis dúvidas do lead e incentivando a conclusão do negócio, porém sem pressionar de nenhuma maneira. Trata-se de um meio de comunicação muito pessoal, em que mensagens de spam são fortemente reprimidas.

Central de atendimento: é usual que se tenha, no próprio site, um espaço de atendimento ao cliente, usado para receber feedbacks e para sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir sobre a empresa ou seus produtos.

O Network é muito importante

O Network é uma excelente estratégia, empregada visando criar uma rede de relacionamentos, com os quais você faz contato regular, para que em algum momento, ambos possam se beneficiar de alguma maneira.

No contexto das vendas online é, na verdade, manter relacionamento com outros sites e blogs, com interesses não conflitantes, para trocar indicações e links por exemplo. Assim, ocorre um compartilhamento da rede de clientes de um site para o outro e ainda, uma transferência da credibilidade, autoridade e segurança.

Utilize layout claro e intuitivo

Não há nada pior do que visitar um site buscando uma informação e dar de cara com diversos anúncios e pop ups bloqueando o conteúdo relevante.

Por isso, verifique sempre se os anúncios e, até mesmo, as ferramentas do seu site, não estão poluindo o seu layout e tornando o site pesado, tanto no quesito visual quanto no quesito de carregamento.

É necessário ater o seu foco no que é realmente necessário. Então, mantenha uma comunicação assertiva e direta ao ponto com os leads da sua empresa para realizar mais conversões.

Facilite o pagamento

Imagine que você realiza todas as dicas anteriores com excelência e consegue milhares de clientes motivados a fechar negócio, porém, na tela de cadastro do cartão de crédito, ocorre um erro que impossibilita todas as vendas.

Não permita que todo o seu esforço vá pelo ralo por erros básicos de infraestrutura. O processo mais difícil é o de mostrar ao possível cliente o problema e se colocar como a melhor solução para resolvê-lo. Feito isso, garanta que a conclusão do negócio se dará de forma natural e sem imprevistos.

Você é um empreendedor!

Não se permita esquecer da seriedade do seu negócio. Trabalhar na internet permite a facilidade de se trabalhar de qualquer lugar, inclusive a própria casa. Porém, deve-se sempre ter em mente que você tem uma empresa e, para fazê-la crescer, será necessário ter muita disciplina, trabalho e, sobretudo, estudo.

Capacite-se! Assim como negócios presenciais, para gerir um e-commerce será necessário o domínio de técnicas de gestão financeira e de gerenciamento de projetos.

E para te ajudar a se preparar para isso conte com a Voitto, a maior e melhor empresa de treinamentos em gestão e desenvolvimento humano. Você encontrará cursos das melhores metodologias de gestão do mercado, ministrados por consultores experientes para potencializar a sua carreira e os seus resultados.


Thiago CoutinhoThiago Coutinho é fundador do Grupo Voitto, formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica a frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola online de gestão do Brasil.

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