Com o objetivo de reforçar seu compromisso em promover o bem-estar de seus usuários, o Instagram anunciou recentemente o lançamento da ferramenta “Guias” em oito países, incluindo o Brasil. Trata-se de um novo espaço no perfil de contas de organizações sociais e de imprensa ao redor do mundo onde será possível encontrar uma curadoria de conteúdo, dicas e recomendações feitas por elas, com foco em saúde e bem-estar.

Com o novo recurso, as organizações podem consolidar o conteúdo existente, como fotos e vídeos, em um único local. Entre as organizações escolhidas neste primeiro momento estão a Fundação Americana para Prevenção do Suicídio (@afspnational), Sudah Dong (@sudahdong) na Indonésia e Heads Together (@heads_together) no Reino Unido.

Para ter acesso aos Guias no Instagram, os usuários devem clicar no novo ícone, que se assemelha a um panfleto, no perfil da conta.

No Brasil, a ferramenta foi lançada com um material desenvolvido pelo Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio (@vitaalere). Nas cinco Guias disponíveis no perfil do Instituto estão vídeos e posts relacionados à saúde mental e física, informações relevantes sobre a pandemia e ideias para pais e mães manterem seus filhos entretidos. O intuito é apoiar a comunidade do Instagram durante a pandemia de covid-19 e oferecer recursos para que possam se adaptar às diversas mudanças em seu modo de vida e trabalho.

“Nosso objetivo foi realizar uma curadoria cuidadosa e criteriosa, unindo conteúdo relevante e diversificado. É uma forma de dar visibilidade a quem está compartilhando informação com o intuito de ajudar as pessoas, que estão vivendo situações únicas e inéditas neste período de isolamento”, afirma Karen Scavacini, psicóloga e CEO do Instituto Vita Alere.

“Trabalhamos desde o início da pandemia para conectar pessoas a informações confiáveis sobre saúde e bem-estar e continuaremos a fazê-lo através das curadorias para  a ferramenta Guias. Queremos que as pessoas se sintam seguras e encontrem o apoio que precisam na plataforma para enfrentar os desafios sem precedentes do isolamento social”, complementa o gerente de Políticas Públicas do Instagram, Gabriel Recalde.

Sem data prevista para que o recurso fique disponível para novas contas, nos próximos dias, será adicionada uma nova seção intitulada ‘bem-estar’ na aba Explorar, para facilitar o acesso das Guias já existentes para todos os usuários.