Nesta terça-feira, o Instagram anunciou o teste dos “Reels” no Brasil, um formato novo e aprimorado, resultado do teste de “Cenas” que foi rodado com exclusividade no país ao longo dos últimos meses. Além do país, a empresa está expandindo esse teste para a França e Alemanha. 

Com o Reels, as pessoas podem gravar e editar vídeos de 15 segundos com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novos recursos criativos. Além do Stories, o usuário pode compartilhar seus reels com amigos e seguidores no Feed e, se tiver uma conta pública, diretamente no Explorar, poderá ser visto por uma audiência ainda maior. 

O Reels permite que aquele usuário que possui uma conta no Instagram se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para com uma audiência global e diversa. Mais do que compartilhar seus Reels diretamente no Explorar, em uma nova seção que evoluiu do “Top Cenas”, esse espaço também permite assistir ao conteúdo de qualquer pessoa no Instagram. 

Como criar Reels 

O usuário deve selecionar a função Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Ele verá uma variedade de ferramentas de edição criativa à esquerda da tela que podem ser usadas para criar o Reel. 

Os Reels podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da sua galeria. O primeiro passo é gravar o primeiro trecho pressionando e segurando o botão de captura. Enquanto grava, aparecerá um indicador de progresso na parte superior da tela. O usuário pode parar a gravação para finalizar cada trecho. 

Áudio: o usuário do Instagram poderá pesquisar uma música da biblioteca da plataforma para o seu Reel. Ele também pode usar seu próprio áudio original simplesmente gravando o Reel com ele. Ao compartilhar com o áudio original, ele é atribuído ao próprio usuário e, se tiver uma conta pública, as pessoas podem criar Reels com esse áudio gravado, selecionando “Usar áudio” no seu Reel. Por exemplo: se o usuário gravar um Reel incentivando as pessoas a se engajarem com uma causa social, outros poderão clicar em “Usar áudio” neste Reel e usar o som para criar suas próprias versões do vídeo. 

Efeitos de Realidade Aumentada: ele deve selecionar um dos muitos efeitos da biblioteca de filtros, criados pelo Instagram e criadores de todo o mundo, para gravar vários trechos com efeitos diferentes. Por exemplo: uma “Tela Verde” para se sobrepor à frente de uma foto da praia do rolo da câmera e gravar um videoclipe de verão com os amigos. 

Temporizador e contagem regressiva: o usuário poderá definir o temporizador para gravar qualquer um dos trechos com as mãos livres. Depois de pressionar gravar, ele verá uma contagem regressiva 3-2-1, antes de gravar o trecho durante o tempo selecionado. 

Alinhar: ele também poderá alinhar objetos do trecho anterior antes de gravar o próximo, o que ajuda a fazer transições perfeitas, como trocas de roupa ou adição de novos amigos ao Reel. 

Velocidade: o usuário poderá escolher acelerar ou diminuir a velocidade de parte do vídeo ou áudio selecionado, o que ajuda a manter um ritmo ou a criar vídeos em câmera lenta. 

Para compartilhar um Reel 

Com o Reels, quem tiver uma conta do Instagram terá a opção de compartilhar com seus seguidores e ainda pode ser descoberto por uma enorme e diversa comunidade do Instagram dentro do Explorar. 

– Se possui uma conta pública: é possível compartilhar o Reel criado em um espaço dedicado na aba Explorar, o que dá a ele a chance de ser visto e descoberto pela comunidade do Instagram. O usuário também pode compartilhar no Feed para que seus seguidores possam ver. Quando compartilha Reels com determinadas músicas, hashtags ou efeitos, ele também pode aparecer em páginas dedicadas sempre que alguém clica nessa música, hashtag ou efeito. 

– Se possui uma conta privada: é possível compartilhar no Feed para que os seguidores possam ver.

Quando o Reel estiver pronto, o usuário escolhe o botão compartilhar, onde poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar os amigos. O usuário também pode salvar um rascunho  se quiser fazer uma pausa e voltar a ele em outro momento. Depois de compartilhar o vídeo, ele ficará em uma guia Reels separada em seu perfil, onde as pessoas poderão encontrar outros Reels que já compartilhou. Ele poderá ver curtidas, comentários e quantas vezes seu Reel já foi reproduzido. 

Independentemente de ser uma conta pública ou privada, quem tiver uma conta na plataforma também pode compartilhar o Reel no Stories ou por uma mensagem no Direct. Se optar por fazer isso, ele será como um Stories comum – ele não será compartilhado no Feed, perfil ou na aba Explorar e desaparecerá após 24 horas. 

Para assistir Reels 

O Reels na aba Explorar é um novo espaço para curtir outros Reels criados por toda a comunidade do Instagram. O usuário poderá descobrir seu novo comediante favorito, profissional inspirador, tendências de dança ou de beleza em um feed vertical customizado.

Os usuários nos países em que o recurso está disponível (atualmente Brasil, França e Alemanha) poderão navegar no Reels na aba Explorar e criar seus próprios. As pessoas de outros países verão apenas os das pessoas que seguem no Feed.

Eles também poderão ver alguns Reels com o rótulo “Em destaque”. Será um seleção escolhida pela curadoria do Instagram para ajudá-lo a descobrir conteúdo original. A equipe de curadoria é formada por pessoas com diversas experiências e conhecimento em conteúdo de vídeo, jornalismo e/ou curadoria. Eles revisam os Reels públicos e selecionam aqueles que são divertidos e culturalmente relevantes. O objetivo é apresentar aqueles que são alinhados com os valores e princípios e da empresa.

Se o Reel do usuário estiver em destaque na aba Explorar, ele receberá uma notificação. Durante a fase de teste, o Instagram afirma que vai aprender e se adaptar de acordo com o feedback que receber da comunidade, e poderá mudar a maneira como seleciona Reels em destaque à medida que a ferramenta se expande. A empresa se diz entusiasmada por testar esta nova versão do Reels em novos países e ver o que a comunidade está criando.