A LLYC, empresa global de consultoria em comunicação e assuntos públicos, anunciou a aquisição da consultoria de inovação colombiana Adaptative e a incorporação de seu fundador e diretor, Andrés Venegas, à equipe da LLYC na região andina. Essa operação, que não teve o valor de transação informado, permitirá à LLYC colocar metodologias de inovação ao serviço de seus clientes na busca de soluções criativas e eficazes para os desafios mais sofisticados.

A Adaptative é uma consultoria de inovação da IAAS (Innovation As A Service). Nasceu em 2006, com a criação da empresa de engenharia cultural Meta Latam. Nesse período, evoluiu para o seu desenvolvimento atual, no qual oferece sua própria metodologia de inovação que combina pesquisa, design e implementação de projetos de pesquisa, estratégia, prototipagem e experiência do usuário (UX).

Andrés Venegas é o fundador da Meta Culture Engineering and Adaptative. É formado em Psicologia pela Universidad de los Andes (Bogotá). Desde a sua criação em 2006, obteve resultados muito relevantes, fornecendo informações para a reestruturação comercial de marcas como Alpina, Copa Airlines, Crepes & Waffles, El Tiempo e Helm Bank, entre outros.

Nas palavras de Adolfo Corujo, sócio e diretor de estratégia e inovação da LLYC,  “a operação é um passo muito relevante na estratégia da empresa de continuar inovando na maneira como os setores de comunicação e assuntos públicos se aproximam e estudam os desafios de seus clientes e na maneira como as soluções são propostas, testam, executam e medem o valor agregado. Com as metodologias e a experiência da Adaptative, saímos novamente da nossa zona de conforto, buscando agregar ainda mais valor aos nossos clientes.”

Para Andrés Venegas, “unir-me a uma empresa líder como a LLYC, que entende o valor diferencial e o futuro da inovação aplicada à comunicação e marketing, nos permitirá continuar desenvolvendo a metodologia Adaptative e aplicá-la nos 13 mercados em aqueles que a empresa opera. Estou muito feliz por poder compartilhar meus conhecimentos com uma equipe extraordinária de profissionais, que me acompanharão nessa tarefa”.

Com a aquisiçã, a LLYC continua a fortalecer sua oferta de inovação. Este ano, a LLYC chegou a um acordo estratégico com a Voikers, uma empresa de estratégia de voz, para ajudar as empresas a antecipar com sucesso a implementação maciça de relacionamentos, através de dispositivos de voz e áudio com seus clientes, funcionários e investidores. Também neste ano, anunciou sua aliança com o ecossistema de empreendedorismo digital The Hub of Brands, para a realização conjunta de projetos que ajudem seus clientes a gerar vínculos e confiança com seus públicos, por meio de soluções digitais, tecnológicas e criativas.

Da mesma forma, no final de 2019, a LLYC juntou-se à Barcelona Tech Citycomo corporate partner, a associação particular que representa mais de 900 empresas do setor de tecnologia e digital e é o cluster de referência no setor no sul da Europa. Nesse compromisso com a inovação, em 2019, juntou-se à Torre Juana Open Space Technology em Alicante, uma comunidade de empresas que aborda de forma colaborativa os desafios colocados por novas tecnologias disruptivas, como AI, Big Data, IoT ou Blockchain.