* Por Thiago Coutinho

Se você pretende empreender e levar o seu negócio a altos patamares e a um sucesso de nível nacional e até mundial, ou ainda, se você é um líder e deseja se destacar, é preciso transformar o seu time em uma equipe de alta performance!

Reunir um time competente e qualificado é uma das maiores atribuições do Master Black Belt (líder e nível máximo da Metodologia Lean Seis Sigma). Esta porém, pode se mostrar uma tarefa difícil. Saiba que potencializar as habilidades de cada membro e os resultados do trabalho da equipe vai demandar tato e boas táticas de liderança.

Para te ajudar nisso, reunimos neste artigo as principais características e dicas para se alcançar a excelência de um time formando uma equipe de alta performance.

Liderança

Como foi falado, o papel do líder é de extrema importância na constituição de uma equipe de alta performance.

Cada atribuição deste membro é fundamental, dentre as quais podemos citar como principais:

– Orientar os demais membros com foco no objetivo final;

– Direcionar os projetos da equipe, de maneira a atingir as necessidades do cliente ou o objetivo de determinada tarefa;

– Motivar todos os colaboradores para obter de cada um o seu melhor;

– Ter inteligência emocional para saber lidar e resolver conflitos;

– Ser um exemplo, o qual os demais membros da equipe possam se espelhar.

Compromisso

O compromisso é uma atribuição que deve ser uma característica base para todos os membros de uma equipe de alta performance. Quando dizemos isso, nos referimos à disciplina para que se tenha compromisso tanto com as metas, prazos e tarefas a serem realizadas, quanto com os outros membros e tarefas colaborativas, respeitando sempre o cronograma.

O líder é uma figura importante para que isso seja alcançado, devendo ser um exemplo de compromisso que inspire os demais membros e cobrando isso deles sempre que necessário.

Um líder deve sujar as mãos com o projeto, atacando na linha de frente e fazendo todo o possível para se diferenciar de um simples chefe! Não entendeu o que eu disse? Descubra já as 6 atitudes que mostram a diferença entre chefe e líder!

Bom relacionamento

Apesar de ser extremamente necessário que se saiba separar a vida pessoal da profissional, o alinhamento das duas é a receita perfeita para bons resultados. Por isso, atritos pessoais entre membros de um mesmo time pode ser muito prejudicial para os resultados dele.

Como líder, busque saber a fundo quem são os membros do seu time, quais são os seus sonhos e pretensões e como cada um lida com cada tipo de situação. Uma relação mais próxima dará a eles mais confiança em você e a você mais segurança neles.

Objetivos bem definidos

Definir bons objetivos e metas é um preceito básico de todo projeto e, para alcançar a alta performance, não poderia ser diferente.

Um objetivo claro fornece a direção do projeto, define onde ele quer chegar e guia as ações a serem executadas.

Em uma empresa, é uma boa prática a definição dos objetivos via Plano de Negócios. Trata-se de um documento que descreve minuciosamente os objetivos de um empreendimento e os passos para atingi-los.

Agora quando falamos em meta, falamos no objetivo de maneira quantificada. Tratam-se de tarefas específicas e regulares, que devem ser realizadas dentro de um certo prazo para que se cumpra um objetivo.

Para criar metas de fato inteligentes, claras, completas e potencializadoras do sucesso das sua tarefas, uma grande dica é utilizar o método das metas Smart. O Smart é na verdade uma sigla, para as iniciais das palavras do que uma boa meta deve ser:

Specific (específica)

Todos os responsáveis pela meta devem ter completo conhecimento sobre a tarefa e saber defini-la de maneira específica. Deve-se saber o que será feito, por quem, como, porquê, e onde;

Measurable (mensurável)

Para saber em que estado se encontra determinado projeto e onde se deseja chegar, é fundamental que a meta seja mensurável. Isso garantirá que seus dados possam ser usados para análise, comparação, monitoramento e avaliação quantitativa da meta;

Attainable (atingível)

O desconhecimento do potencial da sua empresa ou da sua equipe, pode ser extremamente prejudicial. Definir metas altas e inatingíveis pode ser mais danoso do que metas abaixo da realidade.

Sendo assim, foque seus esforços em definir uma meta alta porém atingível, com base em comparações com resultados anteriores da sua empresa e de empresas do mesmo setor;

Relevant (relevante)

Após definir as metas específicas,  mensuráveis e atingíveis, é hora de priorizá-las segundo a relevância que elas terão para seu negócio ou objetivo final.

Para te auxiliar nessa priorização, verifique o impacto que essas metas irão gerar no seu lucro, na quantidade de vendas, de clientes recorrentes do seu negócio e no seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes);

Time based (temporal)

O tempo é um dos fatores mais decisivos para uma empresa. Sendo assim, é preciso saber definir prazos condizentes com a dificuldade de cada meta e respeitá-los para o bom andamento de todos os demais projetos da empresa.

Execução

A idealização de um negócio e o planejamento de objetivos e metas são partes muito importantes do sucesso de um empreendimento, porém, é na execução bem feita que este sucesso se concretiza.

Por isso, todas as pessoas que constituem a sua equipe devem ser dotadas de muita disciplina na execução das tarefas propostas, além de persistência, resiliência e conhecimentos técnicos sobre o trabalho a ser feito.

Agilidade

Para criar uma equipe de alta performance a utilização de metodologias ágeis é quase obrigatória.

O Scrum é a metodologia ágil de melhoria contínua que vai proporcionar para a sua equipe uma velocidade acima da média na execução de tarefas e gestão ágil do andamento dos projetos.

Além disso, o método se baseia no uso de Eventos Scrum. Estes são reuniões, com objetivo, local e duração pré-estabelecidos, para que não gastem tempo além do necessário ou cansem os seus participantes com atividades não produtivas.

A Sprint Scrum é um ciclo de trabalho de curto período de tempo com objetivo de uma melhoria incremental no produto ou serviço final, ela é o coração do método e foco de todos os eventos.

Sprint após Sprint, o método otimiza os processos da empresa de maneira veloz e iterativa, por isso, pode te ajudar a extrair os melhores resultados do seu time, auxiliando na criação de uma equipe de alta performance.

Performance

A performance de cada membro e da equipe como um todo deve ser sempre acompanhada e entendida como um termômetro do nível de esforço ou inteligência na maneira como as coisas estão sendo feitas.

Se os resultados forem abaixo do esperado:

– Esteja disposto a mudar de postura para maior motivação dos demais colaboradores, abrindo-se a receber feedbacks positivos e negativos para entender onde realizar mudanças;

– Permita alterações na estratégia inicial que busquem melhorar a realização das tarefas e o resultado do produto. As entregas incrementais do Scrum permitem uma visualização rápida da melhoria realizada, facilitando a tomada da decisão de seguir em determinado caminho, ou alterar o curso do trabalho.

A equipe de alta performance

Para um time ou uma empresa, atingir a alta performance é um estágio onde se cria uma cultura organizacional de excelência, compromisso, sensação de dono e agilidade em cada pessoa dessa equipe.

Equipes de alto desempenho são capazes de mudar a realidade de uma empresa e entregar para o mercado produtos e serviços muito mais otimizados e adequados para a solução dos problemas existentes.

Além disso, tal equipe é capaz de fazer um bom Product/Market Fit, entender melhor a dor do cliente e levar para ele a solução proposta com uma boa apresentação e com o marketing ideal para que ele entenda o poder que esta solução tem de mudar a sua vida.


Thiago Coutinho Thiago Coutinho é fundador do Grupo Voitto, formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica a frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola online de gestão do Brasil.