* Por Beatriz‌ ‌Barros

O ramo industrial, a cada dia, abre mais espaço para a implementação de novas tecnologias. Afinal, são inúmeras inovações tecnológicas que estão surgindo e impactando diretamente a vida das pessoas. Além disso, o mercado visa atender a demanda de consumo dos consumidores e suas exigências perante as novas transformações. 

E claro, não podemos deixar de mencionar os resultados. Por isso, hoje, as inovações tecnológicas se tornaram uma grande fonte de lucro para as organizações. Contudo, é imprescindível destacar as tendências e tecnologias desenvolvidas na indústria, já que isso permite que o segmento esteja voltado para a necessidade do cliente.

Neste post, você verá as principais tecnologias constituídas na indústria e no mercado de maneira geral. Ficou curioso? Acompanhe!

7 principais tecnologias da indústria

Em um mercado tão competitivo, é fundamental usar os dispositivos tecnológicos para se destacar perante a concorrência. Com isso, separamos 7 ferramentas muito utilizadas no meio industrial. Veja!

Internet das Coisas (IoT) 

Uma das principais inovações tecnológicas utilizadas na indústria é a Internet das Coisas. Geralmente, ela é adotada em diversos segmentos de uma fábrica, principalmente no processo de logística. Nesse sentido, a IoT é usada para monitorar o transporte e gerenciar a frota de forma mais efetiva. Além disso, atua na otimização de coleta da mercadoria por meio de dispositivos que mostram o local exato dos produtos procurados. 

Por exemplo: o estoquista procura por pigmentos para plástico no meio do armazenamento. A IoT, por meio de sistemas sonoros ou luminosos, mostra o ponto exato de onde a mercadoria se encontra. Outra forma de utilização dessa ferramenta é no estoque, permitindo a gestão dos custos com energia e iluminação com o uso de mecanismos compatíveis a IoT. Assim, é possível evitar desperdícios com lâmpadas acesas e custos adicionais. 

Esse recurso ainda facilita na reposição instantânea do estoque já que utiliza sensores que indicam a falta dos produtos e mercadorias na fábrica. Com o aviso transmitido, é trabalhado junto a outro equipamento a reposição dos itens, ou, de forma mais manual, a equipe de compras é acionada para buscar os materiais que faltam. 

Os sensores também colaboram no levantamento dos produtos que quase não saem de estoque, o que facilita na identificação dos itens mais vendidos e menos procurados. Sendo assim, é possível pensar no gerenciamento do estoque de forma estratégica. 

Cloud computing 

A Cloud computing, em português computação em nuvem, é o conceito utilizado para facilitar o acesso remoto a sistemas e documentos (imagens, vídeos e etc) por uma rede virtual elaborada nos computadores. 

Agora, não existe mais a necessidade de ocupar espaço para armazenar arquivos, como era antigamente. Com a computação em nuvem, é possível guardar uma grande quantidade de dados por meio de provedores destinados a executar essa tarefa. Essa medida permite maior segurança no armazenamento de informações, porque esses provedores, em sua maioria, utilizam procedimentos para garantir a proteção dos dados e arquivos do cliente. 

Outra vantagem desse sistema é oferecer maior praticidade ao usuário, pois ele permite acesso aos dados corporativos de qualquer lugar, desde que o colaborador esteja conectado a internet. Imagine a seguinte realidade: você precisa acompanhar os últimos fechamentos de aluguel de compressor do seu negócio. Com esse sistema, é possível que você acesse esses dados do sofá da sua casa!

Em reuniões comerciais, por exemplo, é um grande aliado para fornecer informações de forma simples e prática. 

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial é uma das inovações tecnológicas com mais destaque industrial atualmente. Uma das vantagens da IA é  proporcionar que os processo de produção tenha um custo menor, tornando a organização um diferencial de mercado.

Com base na análise de vendas e estoques, o dispositivo sugere o número ideal de produtos que precisam ser repostos aos distribuidores, com alto nível de precisão e assertividade. 

Segundo levantamento da consultoria IDC, os investimentos com a inteligência artificial devem chegar a R$ 140 bilhões no mundo inteiro. Esse valor demonstra um aumento de 44% em relação a 2018.

Robotização 

A robotização é um dos elementos tecnológicos que mais proporciona benefícios à indústria. Ela permite que o robô industrial execute tarefas como fabricação, limpeza e manutenção. Além disso, o robô industrial trabalha com atividades que exigem um alto nível de precisão, força e repetição. 

Hoje, é muito mais vantajoso investir nesse recurso tecnológico em uma fábrica. As empresas, a cada dia, estão buscando alugar esses robôs por um preço fixo mensal. Dessa forma, podem identificar os benefícios da tecnologia sem fazer grandes investimentos. 

Dispositivos autônomos

Uma das grandes tendências da tecnologia são os dispositivos autônomos. Robôs, drones e veículos são elaborados por meio da inteligência artificial para a execução de tarefas sem a interferência humana. Dependendo da tecnologia aplicada, é possível que os dispositivos interajam com o meio ambiente e com a equipe ao seu redor. 

Com a sua aplicação na indústria, por exemplo, eles podem ser convocados, de forma programada, para buscar por recursos solicitados pela linha de produção. Uma vez que esse sistema é programado, ele identifica o momento ideal para iniciar o processo de produção. 

Blockchain 

A segurança dos dados e das informações é uma das maiores preocupações da gestão empresarial. Por isso, o blockchain vem ganhando muito espaço no mundo corporativo. O sistema consiste em uma base de informações que zela pelo registro de operações, de forma que não haja nenhuma alteração. 

Banco digital 

As transações financeiras são muito utilizadas no ambiente corporativo, pois a forma de mover o dinheiro precisa ser mais flexível e proporcionar praticidade. 

Por exemplo, o Banco Inter, é uma instituição totalmente digital. A organização oferece todas as vantagens e soluções de um banco tradicional em um único aparelho de celular. Além disso, é possível realizar pagamentos de cheques e boletos por meio da câmera do smartphone!

A tecnologia está mudando a indústria 

Você percebeu, ao longo desse post, que as inovações tecnológicas estão mudando a forma de trabalho da indústria atual. Depois dessas informações, certamente a tecnologia vai ser fundamental no seu negócio!

* Beatriz‌ ‌Barros é criadora‌ ‌de‌ ‌conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌