Polen, startup de impacto social, anunciou o aporte de R$ 380 mil em rodada de investimento, que conta com a participação do GVAngels, da Bossa Nova, da Angels4Impact, da Curitiba Angels e investidores independentes. A fintech curitibana usa a tecnologia para descomplicar iniciativas de impacto social, conectando empresas a mais de 300 ONGs cadastradas.
Ao automatizar processos e relatórios, a empresa deixa o processo de doação menos burocrático e permite que as empresas possam focar no que realmente importa: mudar vidas. Entre os serviços oferecidos pelo Polen, chama a atenção o “troco solidário automatizado”, que já tem a adesão de e-commerces da plataforma loja Integrada. A solução viabiliza o arredondamento do valor das compras realizadas em e-commerces e, em breve, estará disponível também para sistemas de lojas físicas. Essa automatização facilita inclusive a declaração fiscal dos valores doados, sem que a empresa não tenha trabalho com isso.
Antes desta rodada de investimento, a startup já havia recebido aporte dos grupos Curitiba Angels, Jupter Ventures e Foton Investimentos. “Com este montante reestruturamos nosso modelo de negócios, que consiste em tirar projetos de impacto corporativo e social do papel e conectar marcas, causas e consumidores num único propósito”, comenta Renata Chemin, cofundadora e CEO do Polen.
O benefício do serviço oferecido pela startup não está só no engajamento da empresa no social, ou seja, na demonstração de um propósito tão exigido pelos clientes hoje em dia. O Polen mostra métricas que comprovam o quanto o engajamento social influencia positivamente nos resultados dos negócios. “Em e-commerces há uma retenção cerca de 15% maior dos clientes quando eles escolhem uma causa antes de comprar”, aponta Renata.
Rodada de investimento
É a primeira vez que o GVAngels investe em uma fintech com impacto social. “É um mercado incipiente, com poucos concorrentes. Os empreendedores Fernando Ott e Renata Chemin trouxeram o modelo de negócio dos Estados Unidos e pivotaram em pouco tempo por ser uma solução acessível para empresas de todos os portes”, relata Renato Paixão, membro do GVAngels, grupo de investidores-anjo formado por ex-alunos da FGV/SP, que liderou a due diligence e convidou os demais investidores a participarem da rodada de investimento.
Para a Bossa Nova, o Polen entra como complemento de seu portfólio. “Vinhamos acompanhando a startup há algum tempo e participamos de algumas bancas de avaliação onde eles se apresentaram. Além do time ser muito bom, o Polen atua como uma inteligente solução e alternativa para e-commerces, ou seja, um mercado que cresce muito”, observa João Kepler, partner da empresa.
“Acompanhamos o desenvolvimento dos produtos do Polen desde seus primeiros passos. Seu consistente crescimento no mercado vem acompanhado da forte consolidação de seu propósito de aliar negócios com impacto social. Claramente uma fórmula atrativa para nossa tese de investimento”, complementa James Marins de Souza, do Angels4Impact.
Com esta nova rodada de investimento, a startup focará em fomento de time, crescimento e continuarão em e-commerce e outras integrações da solução. “Em 2019 tivemos 585 mil doações que representaram o montante de R$ 280 mil arrecadado e distribuído para as 300 instituições cadastradas. Para 2020, a expectativa é um crescimento de 250%, o que inclui atingir a marca de 800 clientes”, conclui Renata.