A Sapore, por meio de sua holding Abanzai, começou 2020 com três novas aquisições na carteira: Zaitt, Shipp e Lucco Fit, que juntas vão fomentar a estratégia da empresa de promover uma verdadeira disrupção no atual modelo de negócios do setor no Brasil.
O cenário econômico extremamente favorável para estes modelos de negócios foi o que motivou o empresário Daniel Mendez, Presidente da Sapore, a adquirir as marcas para alavancar os negócios da companhia, por meio da inovação, além de revolucionar digitalmente a cadeia de alimentação no Brasil. E para ampliar ainda mais sua capilaridade e nichos de mercado, a empresa apostou nas sinergias encontradas nos aplicativos Shipp e Zaitt, que chegaram ao mercado há cerca de três anos e na Lucco Fit, marca de comida saudável congelada.
O aporte nos novos empreendimentos contribuirá para que muito em breve a Sapore se torne uma plataforma global de serviços para o setor de alimentação. “As sinergias encontradas com estas startups são muitas e juntas vamos oferecer tecnologia de ponta nos nossos serviços de alimentação. É um investimento para ajudar a orbitar nossas operações em todo o país ao longo deste ano”, explica Mendez.
Dona de um faturamento de R$ 2 bilhões, a empresa já anunciou que não abre mão de ter em seu portfólio marcas conectadas full time com o que há de novo em âmbito mundial. “Estamos atentos às transformações do mercado e vimos como ele vem mudando nas últimas décadas, principalmente quando se fala em transformação digital. Nos adaptamos a este mundo novo. Entendemos que o desafio é como se comunicar com as startups e entender como este ecossistema se movimenta. No ano passado, por exemplo, analisamos o perfil de mais de 100 startups. No final de 2019, lançamos a edutech Service Innovation Academy (S+I+A), uma joint-venture com a Wide e para 2020, o plano é seguir apostando em empresas satélites que tenham conexão real com o nosso negócio, alimentação, logística, gestão”, detalha o empresário, que revela ainda estar estruturando um fundo de investimento exclusivo para foodtechs.
Juntando a fome com a vontade de comer
Oferecendo um serviço facilitado e diferenciado, a Sapore aposta na aliança entre a Zaitt e a Shipp para triplicar o tamanho das startups. “Nossa missão é fazer da Zaitt a maior rede de lojas autônomas das Américas, mudando a forma como as pessoas se relacionam com as compras no dia a dia. A Shipp será a grande solução confiável de entregas e serviços de alimentação, focando em facilitar a vida das pessoas”, afirma Rodrigo Miranda, CEO das startups.
Mesmo com as aquisições firmadas, as gestões das empresas continuam independentes e com total autonomia. A principal novidade é a entrada da Sapore no conselho consultivo junto com os fundadores. Além disso, a negociação realizada pela multinacional marca expansão nas operações em dois ecossistemas complementares: de varejo e o de super apps. “Fizemos esse movimento, pois acredito na competência dos fundadores e na solidez de ambos os negócios. Por isso, nossa presença será sempre para agregar e somar esforços. Onde essas empresas chegaram em tão pouco tempo é incrível, o que demonstrou quanto podem crescer com mais incentivo”, comenta Mendez.
A transação está alinhada com a estratégia de expansão e melhoria de processos voltados ao varejo das startups em uma visão a longo prazo. A partir de agora todo o know-how varejista-alimentício da Sapore está à disposição das empresas, onde a Zaitt deve receber conhecimentos relativos a melhor inteligência operacional, supply e abastecimento, enquanto a Shipp terá uma gama de novas oportunidades para concessão de benefícios e crescimento dos restaurantes parceiros, uma vez que cerca de 80% da receita da startup provém de alimentação.
“Ter uma companhia como a Sapore e um empreendedor fora da curva como Daniel Mendez ao nosso lado é, sem dúvida, um grande marco em nossa trajetória”, afirma Rodrigo Miranda, CEO e cofundador da Zaitt e da Shipp, ao lado de Tomás Scopel, Renato Antunes Jr e Mario Miranda, também fundadores das startups. “Contar com um parceiro dessa grandeza tão sinérgico com o nosso modelo coloca nossos objetivos em prateleiras ainda mais altas. Temos muito trabalho pela frente e o que surpreender no varejo”, completa Miranda.
Motivado em agregar cada vez mais valor à Sapore, Mendez destaca a importância de se conectar à empresas com o core business que ajudem a modernizar o setor de Food Service no país, e revela que buscou ao longo de todo o ano passado encontrar marcas que promovam a melhor experiência possível ao consumidor final. “Fomos a primeira empresa 100% digital do segmento de restaurantes corporativos, conquistamos excelentes resultados e dedicamos aportes em startups que vão nos deixar a um clique de distância do nosso cliente”, afirma.
Para aumentar a penetração no mercado, com tecnologias inovadoras e entender dados e hábitos de consumo de seu público, a Sapore adquiriu também a Lucco Fit, que está há quatro anos entregando refeições saudáveis e congeladas, sem perder o sabor e qualidade. “Nossas comidas são feitas para todos os gostos: quem tem um dia corrido e não tem tempo de cozinhar, quem está à procura de uma refeição fitness para emagrecer e quem não abre mão de comer saudável. Isso tem muito a ver com o que a Sapore também oferece. Somos uma empresa que produz e entrega alimentação. Agora junto à Sapore vamos ter acesso às negociações em escala e as mais de 1.300 cozinhas distribuídas pelo Brasil todo. Do lado Sapore, daremos acesso a todo know how de e-commerce e mídias digitais”, relata Fábio Canina, CEO da Lucco Fit.