Mandaê acaba de receber uma rodada de investimentos de US$ 2,5 milhões (R$ 10 milhões) da Qualcomm Ventures, com participação dos investidores Monashees+ e Valor Capital Group. Essa rodada eleva os investimentos totais da startup para US$ 5 milhões (R$ 16 milhões). Investidores anteriores também incluem Kima Ventures e Hans Hickler, ex-CEO da DHL Express USA.

A Mandaê criou uma plataforma que simplifica o processo de entrega para pessoas e pequenos negócios no Brasil. Por meio de seus aplicativos para celular e desktop, os clientes podem especificar os itens que querem enviar, e a Mandaê cuidará do resto: desde a retirada, passando pelo empacotamento, até a seleção das melhores transportadoras para fazer as entregas dos itens.

A empresa utilizará os investimentos para acelerar seu crescimento, aumentar suas operações e continuar expandindo sua equipe.

Mais cedo esse ano, a Mandaê começou a introduzir transportadoras privadas em sua plataforma, incluindo a parceria estratégica com a Total Express, uma das maiores transportadoras privadas do Brasil. Isso marca a primeira vez que pessoas e pequenos negócios poderão ter seus itens entregues com as mesmas transportadoras privadas utilizadas pelos maiores players de e-commerce.

Ao contrário dos EUA ou da Europa, onde transportadoras como UPS, Fedex e DHL são onipresentes, transportadoras privadas no Brasil não estão disponíveis para as pequenas empresas do mercado, atendendo apenas as grandes companhias. Ligando as melhores transportadoras e as pequenas empresas, a Mandaê espera ajudar ainda mais pequenos negócios com suas demandas logísticas.

“Eu e meu sócio operamos um e-commerce antes da Mandaê, e podemos nos identificar com proprietários de pequenos negócios que gastam de 2 a 4 horas todos os dias com a operação e a entrega. Costumávamos fazer isso também. A Mandaê é a solução logística que gostaríamos de ter tido para nós mesmos.  Nossa proposta é extremamente consolidada, especialmente no Brasil onde pequenos empresários enfrentam uma carência de opções. Como resultado, temos crescido muito rapidamente e nos tornado uma parte valiosa e indispensável das operações de nossos clientes”, afirma o co-fundador e CEO da Mandaê, Marcelo Fujimoto.

Em 2015, a Mandaê:

  • Aumento seu volume de entrega em 10X e suas receitas em mais de 8X
  • Fez 25 mil retiradas e postou 160 mil encomendas
  • Cresceu para mais de 2.500 clientes, mantendo um NPS de 79 (NPS é um tipo de medida do grau de satisfação dos clientes, que pode variar entre – 100 e 100)
  • Firmou parceria com algumas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, como a LojaIntegrada, e plataformas de crowdfunding, como o Catarse.

Essa semana postamos uma matéria aqui no Startupi sobre um painel do SXSW, maior evento de marketing, publicidade e internet, que abordava o tema “Mercado de logística de entrega”, modelo de negócio que impacta bilhões de consumidores ao redor do mundo. Clique aqui para ler a matéria completa.