Levar conhecimento e aproximar as pessoas das tecnologias, esse é o objetivo do Hackatruck, um caminhão da IBM com parceria da Flex, colaboração da Apple e realizado pelo centro de pesquisas Eldorado.

O caminhão está rodando o País inteiro, sempre dentro das Universidades. Antes do caminhão chegar ao local os alunos tem acesso a um curso on-line e aqueles que mais se destacarem, são selecionados para participar de um curso presencial de 3 semanas que é feito dentro do caminhão. O curso é de programação em swift, liguagem de programação da Apple.

Em paralelo as aulas, que são exclusivas para os alunos, são feitas diversas palestras sobre técnicas, big data e mulheres na tecnologia, que são abertas para o público em geral.
A sala de aula é implementada para que os alunos tenham contato com a tecnologia, por isso você encontra impressora 3D, óculos de realidade virtual e além disso, os alunos recebem 1 mini Ipad, Iphone 6 e 1 Macbook Pró, para utilizar durante o período do curso.
Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

As mesas são redondas justamente para que os alunos possam interajam entre sí. Uma curiosidade do Hackatruck é que entre todos os professores que ministram os cursos, o mais velho tem 27 anos.
A sala de aula tem 72 metros, em torno de 20 metros de extensão e 4,5 metros de altura. O caminhão também é totalmente auto sustentável, ou seja, caso a faculdade não possa fornecer uma fonte de energia, o caminhão possui as suas próprias. Gerador para ficar ativo durante dois dias sem abastecimento e 6 modens de 4G dentro do servidor. O caminhão também possui um satélite que pode ser usado em caso de emergência para ter acesso a internet.
Durante 4 dias o caminhão ficou estacionado dentro da Feira do Empreendedor do Sebrae, contanto com uma enorme grade de programação com palestras sobre como construir uma loja virtual até uma oficina de tendências para vestuários.
Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

O Hackatruck já passou por 4 cidades: São José dos Campos, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro e amanhã saí direto do Centro de Exposições do Anhembi para Fortaleza. Até Dezembro a programação já está fechada, mas caso você tenha interesse em levar o Hackatruck para sua faculdade, é preciso que o Diretor, Gestor ou responsável pela logística mande um e-mail para contato@hackatruck.com.br.