A agência de notícias Reuters divulgou que hackers associados ao grupo Anonymous declararam ter derrubado sites relacionados à Copa do Mundo da Fifa, incluindo o site oficial do governo sobre a Copa, o da patrocinadora Hyundai (ou este), o do Estado do Mato Grosso e o da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Quando chequei, todos esses sites, incluindo o da FIFA (ou este), estavam funcionando normalmente.
EMPRESAS
Esta semana, hackers divulgaram uma lista com 27 sites que dizem ter afetado. Também alegam terem conseguido logins de 450 emails gov e divulgaram uma relação de sites de empresas patrocinadoras que seriam afetadas: Adidas, Sony, Coca-Cola, Garoto, Visa, Liberty Seguros, Emirates, Centauro, Itaú, Wise Up, Mc Donald’s, Oi, Budweiser, entre outras.
Segundo a Reuters, um hacker chamado Che Commodore declarou: “estivemos ocupados nos últimos dias e ainda vem mais pela frente”. “Companhias e instituições que trabalham com um governo que nega os direitos básicos do seu povo para promover um evento esportivo privado, exclusivo e corrupto serão nosso alvo”. Hackers divulgaram até uma relação de sites de empresas patrocinadoras que seriam afetadas.
A Reuters disse que o hacker declarou que atacaram esses sites com DDOS (ataque distribuído de negação de serviço, causado por excesso de acessos) e também fizeram “deface” (desconfiguração visual) em outros sites governamentais – o que pode ser mais preocupante, pois significa que conseguiram acessar os sistemas.
Daniele Cunha falou à Reuters em nome do governo de Mato Grosso confirmando que foram hackeados e levaram 30 minutos para restabelecer a normalidade. Um representante do Ministério de Defesa alegou que detectaram um aumento de ativismo hacker mas nenhum ataque a site governamental foi oficializado. Um representante da ABIN disse que o site andou passando por manutenção, inclusive ficando fora do ar, e negou terem sofrido ataque. A Hyundai também negou que fosse ataque.