Domingo, começaram a chegar no Centro de Exposições do Anhembi os oito mil geeks que passam a semana “dormindo” na sétima edição da Campus Party em São Paulo. Segunda-feira de manhã, aconteceu uma coletiva de imprensa. Segunda à tarde, reuniram-se os representantes dos 250 estandes de Startups & Makers. À noite, aconteceu a abertura oficial do evento.
Ontem de manhã (terça-feira), a programação iniciou de verdade, tanto nos diversos palcos da Arena (acessada por quem comprou ingresso) quanto na área Open Campus (de visitação gratuita). É neste espaço democrático que, ao invés de apenas estandes suntuosos de patrocinadores, estão dispostos os 250 projetos que foram selecionados – e dois palcos com programação constante sobre empreendedorismo, inovação e investimento. Estão todos aqui em busca de visibilidade perante clientes e investidores, mas nem tudo são flores.
A programação de ontem, no espaço das startups, chamava-se Investors Day. Elaborada colaborativamente pelo que se apelidou de “Conselho Curador de Empreendedorismo”, envolvendo Startupi, a ABS e a Anjos do Brasil em torno de Marcelo Pimenta, 125 investidores tinham se inscrito para virem debater em diversos painéis, ouvirem pitches, visitarem estandes – eu vi a lista, que também foi compartilhada com os startups&makers, contendo emails de alguns, sites de outros.
Há empreendedores jurando que não viram nenhum investidor – talvez por não os reconhecerem, talvez por estarem ocupados em seus estandes. Eu pessoalmente, acho que encontrei uns 15 investidores. De qualquer forma, a organização informou que apenas 40 deles retiraram seu crachá – não se sabe se foi por falta de informação ou de propósito. De qualquer forma, integrantes dos painéis e da organização estavam se perguntando: onde estão os empreendedores para ouvirem ao painel? Eu compartilhei esta preocupação na web na forma de uma provocação, e vários empreendedores trouxeram à tona (funcionou!) diversos argumentos.
Uns reclamaram que não foram no painel porque a Internet do evento não estava funcionando (dica: use a internet do seu celular; dica: imprima a programação do sia seguinte; dica: converse com as pessoas; dica: olhe para os lados). Uns posicionaram que não precisam de investimento. Outros reclamaram que tiveram suas mochilas, notebooks e carteiras furtados. Outros reclamaram que faltou luz no final da tarde.
Veja também:
- horário dos pitches desta quarta-feira;
- matéria sobre o painel “O que os investidores realmente querem – ou não – de uma startup” (este painel eu posso falar de boca cheia: teve platéia lotada durante as mais de duas horas em que estive moderando e foi emocionante!
Um investidor manifestou publicamente que está avaliando 7 dos quase 150 negócios que ele visitou nos estandes! “O evento, em geral, está muito desorganizado, mas – na boa – só não ganha dinheiro quem não quer! Eu fui de mesa em mesa conhecer as empresas; no momento, estou avaliando 7 negócios – detalhe que não abordei nem 150 empresas. Só os amadores querem apenas dinheiro, os empreendedores estão em busca de clientes e são nas mesas que os clientes vem”, declarou Daniel Marigliano (perfil). Ele tem uma holding que já se associou a 5 startups – como o elearning Sabixão (que já apresentamos nesta matéria) e a confecção Cultiv.com.br.
Estou escrevendo esta matéria há 1 hora, sendo interrompido por vários, vários investidores e aceleradores – sem contar os empreendedores. Juro que não estou pedindo para que venham aqui e juro que não estou contando isso para parecer mais bonito. Estou dizendo que 1) tem investidores por aí, sim; 2) eles perguntam pra gente o que a gente está gostando; 3) não somos loucos de enviar gente interessada para visitar estande de gente desinteressada, mimimi-zenta, baixa auto-estima ou síndrome de sofredor; 4) incentivei os investidores a saírem procurando coisas legais e daí trocarmos uma dica por outra dica 😉
A Campus é uma bagunça mesmo, sempre foi, não se vive de esperança. Empreendedor não é coitadinho que mereça ajuda por caridade. Empreendedor é quem deixa os outros com tesão de um papo interessante e se você veio para uma feira expor sem concordar com isso, então sei lá.
Esta foi a parte 1.
A parte 2 está aqui.