O rapper Dr. Dre e seu sócio, conhecido executivo da indústria fonográfica Jimmy Iovine acabam de ter confirmação do contrato de aquisição por parte da Apple: vão vender a empresa de equipamentos sonoros Beats Electronics (dos famosos fones de ouvido caros coloridos) e o serviço de streaming Beats Music por dois bilhões e seiscentos milhões de dólares em dinheiro mais quatrocentos milhões de dólares em ações da Apple, perfazendo um total de US$ 3 bilhões. A transação ainda depende de aprovação das autoridades.
“Música é uma parte tão importante da vida de todo mundo e tem um lugar especial nos nossos corações aqui na Apple”, declarou Tim Cook, CEO da Apple. Iovine, da Beats, foi categórico: “eu sempre acreditei que o lugar da Beats é com a Apple”.
A confirmação da notícia vem quase um mês depois de a imprensa (inclusive o Startupi) comentar uma intenção de compra no valor de US$ 3.2 bi, que depois de uma due dilligence foi baixado para US$ 3 bilhões. Moral da história: empreendedor, faça seu dever de casa, deixe tudo certinho, para não perder 200 milhões de dólares
Posso falar? Duas empresas com produto validado, um monte de clientes pagantes, altíssimo faturamento, com inovações constantes, super sofisticadas, branding super aspiracional, marca-desejo… adquiridas juntas por um valor que mal chega perto de um aplicativo de foto (instagram, adquirido pelo Facebook também por 3 bi) ou um app de comunicação (Whatsapp, adquirido pelo Facebook por 19 bi). O que significa? A resposta só pode ser: alinhamento estratégico. Ou algo mais?
Imagem de abertura: Techcrunch