Essa semana vimos vários desenvolvesdores e pessoas relacionadas ao mercado de TI falando de um “manifesto pelo desenvolvimento de software assíncrono”. É um texto bastante interessante que, basicamente, pede por uma evolução na metodologia e formas de trabalho hoje aplicadas no desenvolvimento de software — a maioria derivada do Agile.

O manifesto se espalhou pelo Reddit, Hacker News, e diversas redes sociais. Ele pede por uma adaptação dos desenvolvedores e suas metodologias aos novos tempos e novas dinâmicas do mundo moderno. Por isso, achamos interessante tomar a liberdade de traduzir (de forma livre) e reproduzir logo abaixo. Veja:

Manifesto pelo Desenvolvimento de Software Assíncrono

É hora de um successor do século 21 para o Agile, e para sua encarnação mais popular, o Scrum.
Após muitos anos de desenvolvimento de software usando Agile e suas metodologias como o Scrum, chegou a hora de considerar

Ferramentas modernas e ambientes de trabalho flexíveis sobre reuniões e horários de escritório;
Flexibilidade com prioridades sobre planejamento detalhado;
Documentação compreensiva sobre “conhecimento tribal”.

É por isso que, embora exista valor nesses últimos valores, há mais nos primeiros.

Princípios do Desenvolvimento de Software Assíncrono:

Ferramentas Modernas

Mesmo que você seja fã do GitLab, GitHub, Bitbucket ou qualquer outra coisas, as boas ferramentas assíncronas de colaboração compartilham algumas coisas em comum:

Cada uma integra profundamente o controle da versão, com rastreamento de resultados.
Cada uma oferece priorização fica e recursos para atribuição.
Cada uma envolve tudo em uma experiência do usuário esperta para qualquer equipe poder usar, incluindo pessoas leigas.

Reuniões apenas como último recurso

Reuniões são muito caras paras seu negócio.
Isso por que profissionais criativos precisam de longos períodos de tempo ininterrupto para ter um trabalho significativo feito.
Assim, comunicação assíncrona dever ser a padrão porque prevê mudanças de contexto.
Esqueça as reuniões de planejamento.
Donos de produtos podem substituir reuniões de planejamento simplesmente delegando com rastreamento de resultados e dando seus prazos e objetivos. As pessoas saberão com que trabalhar simplesmente trabalhando naquilo ou qualquer coisa que tenha uma prioridade grande.
Pule os standups diários.
Donos de produto podem alinha os status ao ler os comentários nas threads de etapas sendo trabalhadas e postando questões quando são necessárias.
Aposente as sessões de acúmulo de treinamento backlog.
Donos de produtos devem ter a lista de metas e frequentemente rever suas prioridades.
Eles devem estar por perto das outras pessoas sempre que for necessário bases para conselhos.
Convoque uma reunião apenas quando todos os outros canais de comunicação não forem adequados para determinada questão.

Ambientes de trabalho flexíveis

Já que as modernas ferramentas e comunicação assíncrona fazem as reuniões-estilo-anos-50-centradas-no-escritório obsoletos, nós podemos aproveitar ambientes de trabalho muito mais flexíveis agora.
Adote uma política de hotelling em seu escritório.
Por padrão, não dê mesas a ninguém. E qualquer um que pedir uma mesa fixa deve decidir se é em um escritório privado ou em um espaço comum.
Não encoraje uma administração de espaço única. Algumas pessoas trabalham melhor em multidão e outras em casa. Deixe elas decidirem por elas mesmas

Documente tudo

Quanto melhor você documentar os fluxos de trabalho, menos os seus funcionários precisarão interromper uns aos outros para procurar “conhecimento tribal”.
Uma questão respondida em um FAQ ou qualquer outra forma de comunicação respondida em uma comunicação assíncrona é bem melhor que uma respondida perguntando sempre.