A Bairro Chic é uma startup que foi criada para ser uma plataforma de diálogo entre empresas e cidadãos moradores de domicílios C, D e E. A startup organiza nos dias 4 e 5 de junho no Rio de Janeiro a primeira edição do Bairro Chic Forum de Inovação para Moradia e Desenvolvimento Comunitário Sustentável e já conta com o apoio, segundo seu fundador Ricardo Neves, da Cisco, da Finep, do Sebrae e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O evento visa discutir produtos, serviços e soluções inovadoras para as necessidades de habitação do mercado popular, chamado também de mercado “base da pirâmide”, o qual reúne 32 milhões de residências urbanas em favelas e bairros onde moram quase 120 milhões de brasileiros.

O primeiro dia do Bairro Chic Forum terá formato de evento corporativo e acontecerá no Theatro Net Rio, no qual Neves diz esperar 650 participantes entre representantes de empresas, de associações empresariais e de governos, sobretudo de prefeituras. O segundo dia será de atividades de campo na favela Santa Marta, primeira favela a receber uma Unidade de Polícia de Pacificação (novembro de 2008). Os participantes terão a oportunidade, a partir de diálogo com a comunidade local, de pensar em como suas empresas podem desenvolver soluções, produtos e serviços inovadores para os desafios de habitação e desenvolvimento urbano para o mercado CDE.

Neves vê a Bairro Chic com potencial para conquistar o mundo: “Poderemos ajudar com soluções inovadoras made in Brazil a resolver problemas ocasionados pela monumental aceleração do processo de urbanização em curso em todos os mercados emergentes”, define no site do evento.

O empreendedor fez um vídeo exclusivo para o Startupi para falar mais da empreitada Bairro Chic e do fórum que está por vir. Veja abaixo.