O prêmio RioApps 2013 será entregue nesta manhã para o designer Frederico Szmukler Tannenbaum, integrante do Synapse, o Programa de Inovação do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Tannenbaum é premiado pelo desenvolvimento da plataforma Cidadão10, que usa redes sociais para incentivo e mobilização de cidadania.

A honra será entregue pelo Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro no Palácio da Cidade e a cerimônia deve ter início às 10h.

O Desafio RioApps é promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O prêmio visa estimular o desenvolvimento de aplicativos que melhorem o acesso à informação e transparência do governo, tornando a cidade mais agradável e incentivando a inovação e a criação de uma nova propriedade intelectual.

O Instituto Gênesis é da PUC-Rio e é composto por quatro incubadoras: a Tecnológica, a Cultural, a de Design de Jóias e a Social de Comunidades.

O aplicativo Cidadão10 permite que usuários criem eventos para engajar outras pessoas que tenham interesse em participar de ações, como, por exemplo, limpeza da Praia de Ipanema, mutirão para ajudar vitimas de desastres naturais, dentre outras.