A empresa norte-americana DocuSign anunciou que adquiriu a Comprova, empresa líder no Brasil em assinatura digital, comprovação legal de transações eletrônicas e certificação digital. Os termos do acordo não foram revelados. A notícia veio logo após o anúncio da semana passada, sobre a captação de U$ 85 milhões em private equity pela DocuSign de investidores como Google, SAP, Comcast, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Accel, Ignition, Salesforce, entre outros (comando um total de ao menos nove rodadas de investimento, que chegam aos US$ 200 milhões captados). A DocuSign já tinha adquirido a Cartavi (de Chicago) em maio de 2013 – transação que também não teve o valor publicado – e está avaliada em US$ 1,6 bilhão.

A empresa brasileira foi fundada em 2003 em São Paulo – mesmo ano em que a DocuSign foi fundada em San Francisco (EUA) – e sua aquisição possibilitará à DocuSign trazer sua plataforma de Digital Transaction Management (DTM) a mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, além de fornecer a base para a realização de transações e assinaturas digitais por meio de sua Rede de Confiança Global na América Latina.

“A DocuSign surgiu como o padrão global para Digital Transaction Management,”disse Marcos Nader, co-fundador da Comprova, que segue atuando como CEO mas passa a não ser mais sócio – outros dois co-fundadores já tinham deixado a empresa. “A união das duas empresas proporcionará aos nossos clientes desfrutarem de todos os benefícios dos nossos serviços de formalização digital com ainda mais segurança, agora integrados à plataforma global de Digital Transaction Management da DocuSign”, acredita.

Com um dos mercados de tecnologia que mais cresce e uma população que faz amplo uso da mobilidade, o Brasil se tornou um país atraente para investimentos das empresas de tecnologia. A Comprova possui uma marca de excelente reputação nos mercados financeiros e de seguros – segmentos onde o valor e o ROI da plataforma DTM da DocuSign são particularmente fortes. A Comprova oferece para seus mais de 600 clientes, entre empresas nacionais e multinacionais de renome, a possibilidade de transformarem processos burocráticos em transações eletrônicas com valor jurídico no mercado brasileiro de certificação digital que é altamente regulamentado.

A DocuSign já tem 95 mil clientes empresariais pagantes. “O Brasil é um mercado enorme e em expansão, com um grande potencial para a DocuSign e a Formalização Digital”, disse Keith Krach, presidente do conselho administrativo e CEO da DocuSign Inc. “A combinação do enorme talento da Comprova, seu conhecimento local e expertise em assinatura digital, junto com a nossa plataforma de Digital Transaction Management(DTM) representam um combinação muito poderosa para o mercado brasileiro”, posicionou o americano.

A solução conjunta permitirá que clientes que atuam nas áreas de financeira, saúde, tecnologia, governo, comunicações, imobiliário, manufatura e educação possam reduzir os custos ligados aos processos manuais que utilizam papel com maior eficiência e aumentar a segurança e o valor jurídico. A DocuSign apoiará a expansão da Comprova e suas áreas de negócios, incluindo vendas, marketing, finanças, compras, RH/pessoal, jurídico, operações e suporte ao cliente.

Sobre a DocuSign

DocuSign® é o Padrão Global para Digital Transaction Management™. Empresas globais, áreas de negócios, profissionais liberais e consumidores já aderiram a DocuSign, que conta com mais de 40.000 novos usuários da Rede Global da DocuSign todos os dias. Hoje, a rede inclui milhões de usuários em 188 países. A plataforma DTM da DocuSign suporta juridicamente válidos de assinatura eletrônica e digital feitos para cumprir requisitos globalmente com localização em 43 idiomas. Empresas e indivíduos usam DocuSign para acelerar os tempos de transação, aumentar a velocidade dos resultados, reduzir custos, aumentar a segurança e compliancee satisfazer os clientes em praticamente todos os setores – desde serviços financeiros, seguro, tecnologia, saúde, manufatura, comunicações, imobiliário e bens de consumo, até educação superior, organizações sem fins lucrativos e outras – assim como também áreas de negócios, incluindo vendas, finanças, operações, compras, RH/pessoal, jurídico e suporte ao cliente.

Sobre a Comprova.com

A Comprova.com é a maior plataforma de formalização e certificação digital do Brasil. Atuando na transformação de processos burocráticos em transações eletrônicas com valor jurídico. Hoje centenas de empresas, dentre eles mais de 40 Bancos e Seguradoras, adotam as soluções da Comprova.com para formalização digital, melhorando seus processos, reduzindo significativamente os custos de envio de comunicações oficiais e de assinatura de contratos. São parceiros da iniciativa empresas públicas e privadas como o Observatório Nacional – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, Serasa Experian e IBM.