Uma parceria entre Facebook e Sebrae pretende capacitar mais de um milhão de empreendedores brasileiros ainda em 2014. O projeto prevê o lançamento de um curso online gratuito desenvolvido pela rede social. A plataforma será em português e conta com um componente interativo de jogo, no qual os empreendedores aprenderão a usar a rede para atingirem seus objetivos de negócios. Ao final, o empresário adquire créditos para usar em anúncios na plataforma.

A ideia é que tanto o Facebook como o Sebrae consigam interagir com os internautas por meio da plataforma. O projeto quer contribuir com a inclusão digital de pequenos negócios a apresentar as oportunidades e o potencial de geração de negócios do mundo online, assim como ensiná-los a usar o Facebook para dar visibilidade às suas empresas

Além do curso online, a parceria também vai colocar frente a frente especialistas do Facebook e donos de pequenos negócios. O Sebrae e o Facebook irão a capitais brasileiras num Road Show  para capacitar e dar suporte aos empreendedores locais no desenvolvimento de seus negócios dentro do Facebook. Os encontros ocorrerão nas unidades locais do Sebrae. Também estão previstas participação desses especialistas nas Feiras do Empreendedor promovidas pelo Sebrae.

“Queremos crescer junto com o mercado e contribuir para a inclusão digital de micro e pequenas empresas brasileiras. Hoje, o Facebook chega a oito em cada 10 internautas brasileiros e isso representa uma oportunidade enorme para que os empresários cheguem aos seus consumidores”, afirmou Patrick Hruby, diretor de Negócios para PMEs do Facebook para a América Latina. “A parceria com o Sebrae nos ajudará trazer esses empresários para o mundo online, assim como nos dará mais capilaridade no mundo offline. Hoje já são mais de 25 milhões de páginas de PMEs no mundo, queremos chegar a todas as outras”, concluiu o executivo.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, num curto espaço de tempo as redes sociais já atingem o universo empresarial. “A utilização de estratégias de marketing digital e relacionamento com  clientes em ferramentas virtuais populares, como o Facebook, passaram a ser obrigatórios na rotina dos empreendedores. A parceria Sebrae e Facebook é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios”, conclui.