O Instituto Asas, investidor e articulador de projetos de inovação no campo do empreendedorismo social juvenil, abre nesta terça-feira, 11, uma nova seleção para integrar mais cinco empreendedores à Rede Wings For Change®, que reúne jovens que realizam projetos inovadores com impacto social. Cabem ativistas, fundadores de negócios sociais ou ONGs, líderes comunitários, etc. O importante é o candidato ter criado a sua iniciativa e ela ser destinada a mudar o mundo pra melhor.

Para se candidatar, é necessário ter entre 15 a 35 anos, e já possuir um histórico de realizações com sua iniciativa social. Para a primeira etapa de seleção, o candidato deve gravar um vídeo de até três minutos respondendo à pergunta: “O que você está fazendo pra mudar o mundo?” e disponibilizá-lo no YouTube. Depois ele deve enviar o link deste vídeo para o email [email protected] As inscrições vão até31 de março.

Após o período de inscrições, todos os vídeos serão avaliados pela equipe do Instituto Asas e 15 finalistas serão convidados para um painel de entrevistas. Os cinco selecionados recebem ainda, como etapa final, uma visita da coordenação que vai conhecer de perto a sua iniciativa e validar o convite para a participação na Rede Wings for Change®.

Confira alguns dos projetos inscritos no ano passado:

Depoimentos

Uma realização do Instituto Asas, em parceria com a Ashoka e o Grupo EBD, a Rede Wings For Change® existe há um ano e já apoia dez empreendedores que foram selecionados em 2013. Ao entrar para a Rede, uma comunidade de pessoas que estão mudando o mundo de forma criativa, o empreendedor social participa de um Camp, encontro anual para troca de aprendizados e experiências e se percebe parte de algo maior. Além disso, também recebe apoio individualizado para levar sua iniciativa mais longe com acesso a coaching, hangouts com experts, pontes com mentores e conexão com possíveis parceiros. A Rede promove também um apoio especial para a ampliação do conhecimento, com oferta de bolsa de estudos de escolas parceiras e um fundo para ajudar os empreendedores sociais a realizarem viagens de aprendizado.

“Participar da Rede Wings for Change® me mostrou que eu podia ir mais longe me apoiando na construção de um planejamento estratégico para a minha iniciativa; me apresentou pessoas inspiradoras e viabilizou equipamentos para a realização do sonho da gente ter nosso próprio estúdio”, diz Felipe Rima, rapper e poeta que trabalha promovendo os grupos culturais da periferia de Fortaleza e levando os shows do seu grupo Batuque do Coração para escolas públicas em todo Ceará. Com sua trajetória de superação, narrada em sua música, Rima inspira milhares de estudantes a sonharem mais alto e acreditarem neles mesmos.

Outro membro da Rede Wings For a Change® é o grafiteiro e ativista Mundano, criador do Pimp My Carroça, que tem como propósito tirar os catadores da invisibilidade, oferecendo serviços estruturais e estéticos para as carroças utilizadas na coleta de resíduos sólidos. A carroça “pimpada” recebe desde funilaria, borracharia, instalação de kits de segurança e pinturas de renomados grafiteiros, enquanto o carroceiro tem acesso um vasto atendimento social de diferentes serviços (médicos, cabeleireiros, psicólogos). A convite da Rede, Mundano vai em abril à Africa do Sul compartilhar a sua experiência com outros jovens empreendedores sociais.

”Estar na rede me abriu muitas portas, possibilitou parcerias entre nós. Com certeza meu network e meu projeto se fortalecem a cada dia”, conta Renata Strengerowski, empreendedora da rede, e responsável pela iniciativa Acupuntura Urbana, que promove melhorias em espaços públicos envolvendo os próprios cidadãos no projeto. Para Renata, além de ajudar o projeto a ganhar asas, participar da Rede Wings For Change® é uma experiência enriquecedora, pois torna possível conhecer as diferentes realidades de outros empreendedores.

No site institutoasas.org.br/rede, é possível saber mais sobre esses e os outros transformadores que já participam da Rede e sobre os detalhes do que a Rede oferece aos seus membros.

Sobre o Instituto Asas

O Instituto Asas dá asas pra quem quer mudar o mundo. Acredita na galera que tem energia criativa, mobilizadora e realizadora. Seu propósito é inspirar pessoas a despertarem para seu potencial como agentes de transformação social; impulsionar essa galera de atitude a realizar suas ideias de movimentos, projetos e negócios sociais transformadores; conectar e fortalecer as pessoas que estão mudando o mundo. O Instituto Asas é uma iniciativa criada e mantida pela Red Bull. Seus principais projetos tem o nome de Wings for Change e incluem a Rede, um Canal de Crowdfunding, uma Academia, e uma Plataforma Digital para empreendedores sociais. Além disso, o Asas apoia projetos inovadores que são referência neste campo. Saiba mais em institutoasas.org.br

 

Sobre a Ashoka

Parceira do Instituto Asas na Rede Wings for Change®, colaborando com a seleção dos empreendedores, a Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Presente em mais de 60 países e criada na Índia em 1980, pelo norte americano Bill Drayton, a Ashoka trabalha com diferentes públicos comprometidos com a mudança do mundo. Além de uma rede ampla de empreendedores sociais, a Ashoka promove protagonismo, transformação e empatia em diversas esferas na sociedade. www.ashoka.com.br

 

Sobre EBD

O Grupo EBD, uma das maiores empresas de distribuição do Brasil, trabalhando com aproximadamente 150 mil clientes, em mais de 1.000 municípios, é parceiro co-investidor do Instituto Asas na realização do projeto Rede Wings for Change®, trazendo recursos financeiros, uma malha de scouters distribuídas por todo país para nos ajudar a encontrar os mais ousados jovens transformadores, e o engajamento de toda empresa para impulsionar os membros da Rede. http://www.ebdbr.com.br/site/