A montanha-russa Bitcoin sofreu um grande baque nesta segunda-feira, 10. Após o Mt.Gox, o terceiro maior exchange da moeda, anunciar um bug grave, o valor da Bitcoin chegou a cair 20% no início do dia, e agora está se recuperando aos poucos. Às 14h47 foi possível encontrar a moeda por R$ 1600 no Mercado Bitcoin.
Segundo um comunicado do Mt.Gox o problema não é com o seu sistema, mas sim com o protocolo Bitcoin em si. Eles explicam que há uma brecha no código da criptomoeda que permite fraudar transações e duplicar o dinheiro. Enquanto procura por soluções para evitar fraudes no câmbio, a Mt.Gox ficará com as atividades paralisadas. Veja aqui a explicação completa do câmbio, inclusive com detalhes técnicos sobre os problemas.
Greg Maxuell, um famoso desenvolvedor de Bitcoins, destaca que o bug já é amplamente conhecido desde 2011, e isso não tira a responsabilidade do Mt.Gox, já que há maneiras de evitar a fraude. A discussão segue, enquanto a moeda vai se recuperando da queda e o câmbio trabalha para driblar a falha. Maxuell diz que não colocaria esse crash no top 10 dos piores que a criptomoeda já passou. Na sua nota à imprensa, a Mt.Gox lembra:
“Para colocar as coisas em perspectiva, é importante lembrar que a Bitcoin é uma tecnologia muito nova e em um estágio muito incial. O que a MtGox e a comunidade Bitcoin experimentar no último ano tem sido um desafio incrível e empolgante, mas há ainda muito a se fazer e a melhorar”.