Ontem no final da tarde, fui um dos avaliadores (ao lado de Flavio Pripas, Pedro Melzer, Anderson Thees, Luisa Ribeiro, Edson Rigonatti, Cassio Spina) das 5 startups finalistas da competição realizada como parte do evento Proxxima – que reúne o mercado de publicidade. GuiduCard, HicMaps, PocketStore e AppTicket apresentaram bem seus bons produtos e negócios, mas foi a Solidarium que levou os R$ 20 mil de prêmio.
Para Tiago Dalvi, fundador e CEO da Solidarium, esta premiação é um novo tipo de reconhecimento. “Já tivemos vários destaques, mas sempre relacionados a negócios sociais e ao mundo offline mesmo. Ser reconhecido agora pelo mundo online, justamente depois de termos transformado a Solidarium também em um marketplace online, é muito emocionante”, comentou após o anúncio.
A Solidarium sempre dedicou-se a capacitar artesãos e abrir mercado para eles – por meio de bem conquistadas parcerias com, por exemplo, os supermercados Walmart. Tinha passado por aceleração pela Artemisia e pelo Unreasonable Institute. Agora, como plataforma virtual, o trabalho ganha novo alcance. São mais de 8 milhões de artesãos no Brasil, mas por enquanto apenas 1% está utilizando a Internet para seus negócios (que movimentam 50 bilhões de Reais).
A surpresa foi que todos estes 5 finalistas foram convidados para parcerias com o portal iG.com.br. E houve um embate de robôs (veja no vídeo abaixo) simbolizando uma disputa entre as duas startups mais votadas. Obviamente, os jogadores que controlavam os robôs foram orientados sobre qual robô (representante da startup mais votada) deveria vencer.