É possível coletar dados comportamentais de internautas dando uma contrapartida de entretenimento: a Heap Up, selecionada do programa Startup Brasil com bolsa de R$ 192 mil.
A ideia da startup é engajar os usuários em pesquisas de opinião dando prêmios como bônus em operadoras de celulares e pontos em programas de fidelidade.
Segundo me contaram, a Heap Up vai ser acelerada pela Acelera MG (Fumsoft). Eu conversei um pouco com a analista de produto da startup, Thais Faria. Veja o que ela me contou.
Apresentando o produto ganhador do Startup Brasil
“Heap Up é uma plataforma de pesquisas e entretenimento onde o usuário é recompensado sempre que responde às pesquisas ou participa das atividades disponíveis. Dentre os prêmios, estão bônus para celular e pontos dos principais programas de fidelidade. É uma empresa voltada para criar soluções que facilitem, estimulem e multipliquem a adesão à pesquisa on-line por parte das empresas e institutos de pesquisa. Acompanhando a tendência mundial, o Heap Up torna a coleta de dados para pesquisa de marketing muito mais acessível, ágil e com maior credibilidade, ampliando este mercado no Brasil.”
Difusão e funcionamento
“O usuário se inscreve no Heap Up preenchendo um breve cadastro, com informações que vão nos ajudar a direcioná-lo até pesquisas que se encaixem em seu perfil. A cada pesquisa ou enquete respondida, o usuário ganha imediatamente, sem espera. Todas as pesquisas dão direito a prêmios. A difusão é feita por meio de nossas redes sociais, campanhas online e offline e por meio de indicação dos próprios usuários, que podem convidar seus amigos a fazer parte do Heap Up.”
Usuários
“Hoje, temos uma base de mais de 47 mil usuários cadastrados.”
Antes do Startup Brasil
“Por termos vencido o concurso Startup Programa Locaweb 2012, participamos de um processo de incubação e aceleração pela Locaweb durante seis meses.”
Fundadores
“Os fundadores são Felipe Schepers, responsável por coordenar as operações; Marcelo Maia, que é encarregado do desenvolvimento e aprimoramento da plataforma; e Marcelo Cenni, que cuida da parte comercial do Heap Up. A demanda para a criação do projeto surgiu da Expertise, empresa da qual Marcelo Cenni também é sócio. Nos unimos à Pentagrama, na qual Marcelo Maia é um dos sócios, para viabilizar o desenvolvimento e Felipe Schepers desde então segue à frente das operações.”
Funcionamento
“Estamos funcionando a todo vapor. Com seis pessoas trabalhando totalmente dedicadas ao Heap Up, além das equipes da Expertise e Pentagrama que, eventualmente, atuam na tomada de decisões e apoio em demandas específicas.”
Tempo e foco
“A ideia vem sendo desenvolvida desde o final de 2011, o site entrou no ar em abril de 2012 e a empresa foi registrada em julho de 2013. Buscamos este enfoque porque a pesquisa online é uma tendência mundial. Com isso, ajudamos o mercado a melhorar produtos e serviços por meio de uma coleta de dados segura, rápida, barata, estimulante para o público respondente. A pesquisa é capaz de ajustar o que as empresas produzem às demandas dos consumidores e cidadãos do século 21 – cada vez mais críticos e conscientes de suas necessidades e desejos.”
Facilidade
“A coleta de dados é a etapa de maior custo dentro da pesquisa de mercado. Fazer esta coleta via Heap Up, além de reduzir drasticamente o custo das empresas, adiciona rapidez na entrega de resultados e maior amplitude no universo de respondentes.”
Vantagem
“O grande diferencial para contratação do Heap Up é a base de respondentes extremamente qualificada, auditada frequentemente e bem distribuída, tanto de forma geográfica quanto sociodemográfica, características que nos permitem representar a opinião de diferentes públicos. Vale também ressaltar que o modelo de recompensas imediatas ao usuário confere maior qualidade e engajamento nas pesquisas.”
QG e atendimento
“Estamos sediados em Belo Horizonte, mas contamos com escritório também em SP. Neste momento atendemos o mercado brasileiro.”