A lista de sites a serem evitados para compras no comércio eletrônico brasileiro chegou a 323 lojas, segundo informou o Procon de São Paulo em uma tabela publicada no site oficial do órgão.
Esse inventário de serviço ao consumidor é publicado, compilado e atualizado desde 2011. Ainda assim, não contempla alguns nomes com os quais os consumidores tiveram problemas neste ano – registrados tanto no Procon quanto em sites de reclamações on-line.
O Procon dá algumas diretrizes elementares para evitar problemas com a compra on-line. “Dados do responsável pelo site poderão ser consultados no endereço www.registro.br. Na página que abrirá, existe o campo para digitar o endereço do site. Após a inclusão do endereço, deverá clicar em ‘pesquisa’, depois em ‘mais informações’ e, por fim, em ‘whois’”, informa o órgão.
“Com base nas reclamações registradas no Registro.br, mantemos um cadastro, com informações dos últimos cinco anos, para consulta dos consumidores. A consulta poderá ser realizada através do nosso site, no link ‘Empresas Reclamadas’; ou pelo telefone 151.”