Muitas águas já rolaram para a startup Joox, com cujo fundador já conversamos há pouco mais de um ano aqui no Startupi.
Segundo me contou Genau Lopes Junior, CEO da plataforma, o modelo de negócios cresceu por volta de 80% até então – já atraiu 27 mil clientes em 80 mil projetos realizados. São métricas altas, você deve estar pensando aí. Nada irreais, porém, a um serviço cujos preços são módicos: a startup fornece um pacote padrão para cartões de visita, minicards ou adesivos personalizados, com tecnologia embutida em cada um deles (vou explicar melhor mais adiante), em preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 39,90.
A novidade agora é que eles estão deixando a fase beta para trás e lançando a versão profissional no mês que vem, que vai contemplar novos aplicativos abertos no Android e no iPhone (a fase beta hoje é restrita aos usuários, segundo Lopes me explicou). Novos produtos também estão previstos na carta da plataforma.
Além disso, o Joox vai ingressar em mercados internacionais, embora os cofundadores da plataforma já tenham passado por alguns entraves em relação a isso.
“É complicado”, desabafou para mim por telefone. “Temos uma gama de clientes em potencial do exterior que entram em contato querendo usar o serviço, mas o custo que entregamos é extremamente alto. O custo do frete é proibitivo: enquanto no Brasil gira em torno de R$ 8 e R$ 12, para o exterior se tem um valor de R$ 128 em um produto que custa R$ 39,90. Isso acaba com a pretensão de qualquer produto; vai reduzir drasticamente a capacidade de entregar lá fora.”
É na hora de contemplar os requisitos tributários que a trama se complica mais. “Tanto a carga tributária quanto a burocracia são complexas: uma infinidade de relatórios e formulários. Isso mina a capacidade de vender para uma startup e desanima um pouco – e aí acontece o que todos veem: as startups abrem sedes no exterior para operar sem os meandros brasileiros”, completa ele.
Para diluir os custos de exportação, a ideia da startup é aumentar a quantidade de venda dos produtos – ou seja, ampliar para além do tradicional pacote de R$ 39,90, que contém 50 cartões de visita.
A ideia da Joox é radicada no cloud card, a partir da personalização dos cartões. É diferente do QR code porque, em vez dessa codificação, o sistema da startup lê imagens e, para cada uma, interpreta uma mídia diferente.
O modus operandi é o mesmo: posicionar o celular na imagem que direciona para algum vídeo, documento ou áudio. “É um algoritmo de reconhecimento de imagem pelo app, uma solução mais avançada que o QR Code”, diz ele, acrescentando que, caso você troque o telefone e os dados do cartão, o aplicativo lê e guarda os dados automaticamente na agenda telefônica de quem tem o seu antigo contato.