Foi na falta de um canal de gerenciamento de plantões, trocas e escalas que o pessoal do Pega Plantão viu uma oportunidade: criar uma plataforma on-line para gerir a interatividade entre profissionais e instituições de saúde.
O site foi selecionado pelo programa Startup Brasil com bolsa de R$ 198 mil e já começa o programa de aceleração nesta semana pela Papaya, segundo me contaram.
O Pega Plantão é uma idealização do desenvolvedor Fabio Paradiso Martins (responsável pela parte comercial e negócios), que já tinha experiência em desenvolvimento e qualidade de software no Brasil e na Itália; Johni Ecco, também desenvolvedor e responsável pelo financeiro e tecnologias, cuja experiência anterior foi radicada em desenvolvimento de sistemas de RH e CRM para o mercado japonês e de aplicativos mobile; e Ney Ricardo Melo Barão, designer, com experiência com design de interfaces, principalmente para dispositivos móveis, e que já tinha feito trabalhos para algumas empresas internacionais.
Eu conversei com o Fabio e com o Johni – não deixe de conferir o que eles me contaram.
Em que consiste o produto de vocês?
O Pega Plantão é uma plataforma online para unir profissionais e entidades da saúde em um único local, oferecendo ferramentas e recursos para facilitar o gerenciamento/troca de escalas, principalmente relacionadas à interação entre a empresa e o profissional (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, etc.).
A motivação advém de reclamações das empresas sobre a dificuldade em buscar profissionais da saúde fixos e esporádicos, por outro lado, os profissionais não tomam conhecimento dessas oportunidades de trabalho. Há um visível buraco na relação entre a empresa e o profissional.
Não obstante os problemas de comunicação, ainda são utilizadas planilhas e telefonemas para organizar escalas, confirmar presenças e pagamentos. O resultado são furos evitáveis nas escalas, trocas entre os profissionais sem a ciência do responsável pelas escalas, difícil tarefa de encontrar alguém para cobrir uma escala esporádica quando ninguém do estabelecimento pode realizar, erros nos pagamentos, etc.
Os profissionais não têm o controle dos plantões que fazem e muito menos quais já foram pagos. É recorrente o pagamento de valores errados, gerando prejuízos ora para o profissional e ora para a empresa.
Disponibilizamos uma plataforma online que integra website e aplicativos para smartphones a fim de melhorar a comunicação dos profissionais com as empresas (hospitais, cooperativas, postos de saúde, clínicas, etc). A ideia é centralizar anúncios de emprego, ofertas de plantões, controle de trocas, pagamentos em um único local para tornar o processo mais eficiente e econômico.
A melhoria será para ambos os lados, profissionais e empresas. Essa melhoria ocorre com a agilidade em anunciar plantões, redução dos furos de escalas, redução de custos, centralização de informações, ferramentas organizacionais e gerenciais, pagamentos, etc.
O site está em funcionamento há mais de 1 ano e conta com mais de 13 mil usuários cadastrados, algumas das funcionalidades focadas na monetização foram recém concluídas.
A startup está em funcionamento?
Sim, somos em três sócios-fundadores além de eventuais colaboradores – atualmente são dois.
Desde quando vocês vêm trabalhando na ideia?
A ideia nasceu no início de 2011 e o primeiro protótipo foi lançado em outubro do mesmo ano. O projeto na área da saúde não foi uma escolha, simplesmente aconteceu por uma ocasião: observamos um problema e buscamos uma solução.
Qual é a abrangência da startup?
As trocas são feitas num local centralizado e tudo em tempo real, visível para todos os envolvidos nos anúncios/trocas. O envio de alertas para os smartphones evita muitas ligações telefônicas e, por conseguinte, traz economia de tempo e dinheiro. Sem esse local centralizado o profissional fica restrito aos amigos dos quais possui o número telefônico.
Os serviços são fornecidos em qual cidade e Estado? A empresa é sediada onde?
O serviço é disponível para todo o Brasil e obviamente, por razões de população, a maioria dos nossos usuários estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sede da empresa está em Campo Grande (MS).