“Um encontro interdisciplinar de campeões das startups” é como a Endeavor posiciona o Global Entrepreneurship Congress, que inicia hoje à tarde no Rio de Janeiro. Empreendedores, investidores, aceleradores, mentores e responsáveis por políticas públicas farão do Rio de Janeiro a capital do empreendedorismo até quinta-feira. Além de uma agenda repleta de debates oficiais, o congresso também abriu espaço para que outras iniciativas surgissem em torno: os “fringe events”, cheios de networking, pitches, discussões e oficinas.
Clique aqui para assistir ao vivo a partir das 13h30.
Veja algumas coisas que chamaram nossa atenção na agenda (para lista completa das atrações, acesse a programação oficial).
Dia 18, segunda-feira
Hoje é o dia mais voltado a discussões organizacionais, em que representantes de políticas públicas ao redor do mundo (Israel, Chile, Itália, Singapura) sobem ao palco para debater a construção de ecossistemas e mecanismos de suporte ao empreendedorismo. Participam também representantes do Banco Mundial, da Fundação Kauffman, da ANDE, UNCTAD, USAID, SAP, Babson, o Secretário de Comércio e Serviços do MDIC e representantes do município e o estado do Rio de Janeiro.
Dia 19, terça-feira
Na terça, o presidente da Endeavor, Juliano Seabra modera um painel como presidente do Sebrae Luiz Barretto e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, depois discute sobre marcas fortes com Abilio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar. Na sequência, entram Brad Feld (um dos fundadores da aceleradora americana Techstars), Mikko Kuusi (da aceleradora finlandesa Startup Sauna), um representante do governo russo e o Oskar Metsavath, que além de fundador da Osklen também é responsável pelo Instituto E e pelo Tech4Good.
À tarde, é a vez de Jeff Hoffmann (co-fundador da Priceline.com), Octavio de Barros (economista-chefe do Banco Bradesco) e às 16h um painel com Hernan Kazah (co-fundador do Mercado Livre e diretor da Kaszek Ventures), com Alexandre Hohagen (VP do Facebook para a América Latina) e Dave MacClure (fundador da investidora e aceleradora 500 Startups).
Depois, Felipe Matos (do Start-Up Brasil) discute sobre “países startup” com representantes de Malásia, Índia, Indonésia e Arábia Saudita.
Dia 20, quarta-feira
Quarta e quinta-feira são dias em que a programação fica por conta de eventos paralelos, iniciativas organizadas por terceiros (os “fringe events”). Vale assistir ao Day 1,organizado pela própria Endeavor, mais as oficinas sobre Visionários, criatividade, escola da vida (com Nolan Bushnell – fundador do Atari e primeiro chefe do Steve Jobs). Um workshop promovido pela aceleradora Pipa com o americano Bob Dorf (co-autor com Steve Blank do livro “O manual do dono de startup”) deve ser o momento mais proveitoso para empreendedores e aceleradores.
Dia 21, quinta-feira
A meu ver, este é o momento mais importante e aguardado do evento (e talvez do ano): será anunciado o edital para seleção de startups do programa Start-Up Brasil (veja nossa página com cobertura completa). À tarde, vale participar de uma programação organizada pela Endeavor e pela aceleradora 21212 (requer inscrições prévias, ainda disponíveis aqui), com fundadores do Submarino, do Startup Weekend e outros profissionais reconhecidos do nosso mercado falando sobre consumo colaborativo. Também acontece uma discussão sobre transformação social pelo empreendedorismo , uma de economia criativa, uma de cleantech e uma academia hacker, encerrando com festa no Morro da Urca.