Este é um artigo opinativo enviado para publicação por Fabiany Lima, CEO da Timolico (participante da Aceleratech), ex-diretora na GetNinjas, com passagens pela Activolution, Bodaclick e OESP Mídia.
“Que empreender não é fácil todo mundo que fez ou está fazendo isso, já descobriu, mas tem algumas coisas que podem facilitar a vida de quem está pensando em entrar nessa batalha.
1. Pergunte!
Antes de tudo, abuse da curiosidade, provavelmente você é alguém antenado, com espírito empreendedor e provavelmente inquieto; mas uma das primeiras coisas que você vai ter que aprender assim que iniciar essa jornada é que vai precisar fazer de tudo um pouco e ser um poço de segurança, tranquilidade e conhecimento nas situações mais inusitadas. Ter uma startup não é fazer o que se quer e sim o que é necessário.
Startups precisam ser enxutas, isso quer dizer poucos custos, poucos funcionários, antes e depois de serem investidas, e você vai ter que lidar com muitas coisas que não faziam parte do sonho de “ter uma ideia que vai valer milhões”: contabilidade, RH, saldos bancários, contratos, um dia-a-dia não tão interessante quanto o que aparece nos filmes, mas que é fundamental para que seu negócio funcione. Você pode ter o melhor funcionário do mundo mas ele não vai continuar motivado por muito tempo se estiver recebendo o salário dele no dia errado.
2. Tenha interesse também pelo que você não gosta.
A sua preparação e o fato de ser um bom questionador fazem toda diferença, porque com certeza você está ou já esteve em alguma empresa, independente da função, e lá existe um universo ao seu redor, a estagiária, o chefe, a faxineira, o motoboy, todo mundo tem algo pra ensinar, você tem o melhor ângulo para perceber comportamentos que devem ser copiados e os que devem ser abominados, descobrir um pouco sobre pagamentos, leis trabalhistas, salários, funções, contabilidade, marketing, pequenas informações que quando sua empresa estiver funcionando podem poupar bastante do seu tempo para descobrir ou até adiar a contratação de uma pessoa só para fazer essas tarefas.
E falando em contratar, não se esqueça, quando você for escolher um contador ou um advogado, fuja dos amigos e escolha com o mesmo cuidado que você escolheria um cirurgião para operar seu coração, estar cercado de pessoas competentes e confiáveis evita muita dor de cabeça desnecessária.
3. Aprenda a gerenciar pessoas, convivendo com pessoas.
O maior benefício dessa interação provocada, é aprender a lidar com pessoas, em diferentes níveis, culturas e posturas, porque uma empresa é feita essencialmente de pessoas, são elas que determinam o seu sucesso junto ao cliente, que possuem os melhores feedbacks e que tem informações privilegiadas sobre aspectos importantes do seu negócio, além de ser impossível fazer e pensar em tudo sozinho, saber conviver com pessoas é o primeiro passo para fazer uma boa gestão de pessoas, uma equipe motivada e participativa consegue produzir duas ou três vezes mais que uma equipe comum, e isso pode ser um grande diferencial.
Tudo isso parece muito simples e óbvio, mas é um exercício interessante e que vai trazer bons resultados no seu dia-a-dia, para ter uma empresa ter sucesso, a ideia é só o começo”.
Fabiany Lima.