Quem vive o agitado mundo da inovação “a la startup” já não usa mais o Plano de Negócio como primeiro instrumento para criação de negócios. Entende-se que ele é uma projeção feita a partir de um modelo de negócio, e é por isso (entre outros motivos) que o canvas para geração de modelos de negócio (business model generation canvas, conforme proposto por Alexander Osterwalder) vem sendo o primeiro passo na elaboração da estratégia do negócio, com relação a nove aspectos da empresa (desde proposta de valor, passando por atividades-chave, fontes de receita e estrutura de custos). Obviamente, uma ferramenta não substitui a outra, mas interage e complementa em níveis muito diferentes de complexidade e praticidade.
O canvas (como ficou conhecido) é disponibilizado gratuitamente para uso impresso e online desde o lançamento em julho de 2010 do livro Business Model Generation, no qual Osterwalder explica a ferramenta e comenta casos de uso. E também faz muito tempo que começaram a surgir os primeiros aplicativos que virtualizam a criação, edição e movimentação daqueles papeizinhos auto-adesivos “post it”. Mas nenhum destes apps era ao mesmo tempo gratuito, bom, bonito e em português – até que o Sebrae Paraná lançou o app para iPad “Sebrae Canvas”, produzido em Curitiba pela Snowman Labs.
O aplicativo é bastante objetivo: o usuário ganha um canvas em brando, clica nos quadrantes desejados e surge um post it para ele escrever. Depois pode editar, mover, deletar, criar mais post its (obviamente), mudar as cores dos post its, compartilhar os canvas via email e facebook, bem como criar novos canvas e deletar os que não interessam mais. Achei bem interessante a interatividade dos menus!
Enquanto isso
O app do Sebrae trata-se de uma excelente opção para tanto para iniciantes quanto para quem já curte usar o canvas e já sabe partir para um Plano de Negócios. Mas, vale lembrar, o app é muito mais simples e limitado (não digo isso como demérito, mas como dica para quem quer sofisticar a coisa) do que o aplicativo Business Model Toolbox, que é ferramenta oficial do site Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, criador do canvas. O app também roda em iPad, traz ainda uma planilha de cálculo bem trabalhada, exibe os resultados dos cálculos nos posts its conforme você os movimenta ou edita, e a ainda apresenta relatórios de projeção. Ou seja, já dá uns passos a mais em direção a um Plano de Negócio, mantendo a relação automatizada com os post its, dando uma agilidade notável (talvez disruptiva, mesmo). É em inglês e custa US$ 29,99.
Eu comprei o oficial faz um tempo, usei um tanto, curti, mas nem usei todas as funções. Acho que o gratuito do Sebrae Paraná me satisfaria para o tipo de uso que faço hoje, como exercício de visualização, mas cada um deveria ao menos conhecer o estado da arte 🙂