Há dois anos a EscolherSeguro surgiu no mercado como um serviço on-line com o intuito de atender com qualidade e agilidade a necessidade dos consumidores. Nele, os clientes têm a oportunidade de obter cotações de diferentes seguradoras em tempo real, além de efetivar a contratação da apólice de preferência em questão de horas.
Apostando na consolidação deste novo modelo de negócio, a Warehouse Investimentos, fundo nacional de venture capital que investe em empresas inovadoras com alto potencial de crescimento, realizou aporte serie A na empresa, que tipicamente varia entre R$ 3 milhões e R$ 10 milhões.
Fundada pelos empreendedores holandeses Marco Kemp e Pieter Lekkerkerk, a companhia, a partir da entrada desse capital, pretende acelerar o crescimento por meio de uma estratégia voltada na captação de consumidores brasileiros, que nos últimos anos investiram na compra de veículos e imóveis, mas não planejaram guardar uma parcela da renda para o pagamento dos custos da proteção dos bens. A análise pode ser comprovada pela última estimativa do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-SP), divulgada no início de 2012, na qual apontou que apenas 30% dos automóveis e 10% das residências do País possuem cobertura contra possíveis danos, furtos e roubos.
“Esse dado pode ser explicado pelo fato de muitas pessoas terem recursos limitados. Uma escolha de investimento na proteção dos bens em alguns casos se torna muito difícil, pois antes pode vir à necessidade da compra de uma nova geladeira ou fogão. A missão da EscolherSeguro será auxiliar esse processo de mudança cultural da população brasileira, orientando sobre a importância de se firmar contratos de seguros para os principais bens, mesmo que tenha que ser financiado”, argumenta Marco Kemp, empreendedor que iniciou sua trajetória profissional há 11 anos no País, quando veio atuar no Banco Real, atualmente Santander.
Para iniciar esse processo de remodelação cultural, a empresa passou seus dois primeiros anos no mercado brasileiro para conseguir adaptar seu modelo de negócio a linha de trabalho realizada na maioria dos países europeus. Lá, além do estreito relacionamento, já que os colaboradores são orientados a manter contatos periódicos com os clientes, as corretoras também firmam parceria com um leque variado de companhias do setor, fatores preponderantes para atrair consumidores de diferentes perfis e renda. “Chegamos ao mercado nacional com essa mesma proposta. Hoje, ao trabalharmos em parceria com aproximadamente 20 seguradoras, certamente temos a chance de atender a necessidade de praticamente todos os clientes. Isso também acontece, principalmente, porque em muitas cotações conseguimos apresentar preços até 40% mais baratos em relação à concorrência”, explica o executivo.
Atualmente, a EscolherSeguro conta em seu portfólio com mais de 3.000 clientes espalhados por mais de 20 estados brasileiros. Já entre as seguradoras parceiras estão: Porto Seguro, Mapfre, Azul, HDI, Liberty, SulAmerica, Marítima, Yasuda, Ituran, Zurich, Allianz, Tokyo Marine, Chubb, Generali e Mitsui, além da Bradesco e Itaú.
Em busca de crescimento de sua base, a empresa vem realizando investimentos em pesquisas de opinião e mercado para melhorar ainda mais a eficácia de seu relacionamento com os clientes. Outro fator relevante que a empresa acaba se diferenciando é o fato de prestar assessoria aos clientes em eventuais casos de sinistros. “Em nossos dois anos de atuação, todos os clientes que cumpriram as cláusulas do contrato com as seguradoras contaram com nosso auxílio e foram ressarcidos. A intenção da EscolherSeguro é dar continuidade a esse processo e, assim, alcançar até o fim de 2013, a marca de 9.000 mil clientes”, conclui Pieter Lekkerkerk, executivo que também atua na área de seguros desde 2000.
Sobre a EscolherSeguro
Fundada em 2010, pelos empreendedores holandeses Marco Kemp e Pieter Lekkerkerk, a EscolherSeguro é uma corretora on-line líder em seguros para pessoas físicas. Oferecendo uma ampla variedade de produtos, a empresa permite ao usuário comparar preços de seguros pela internet de forma gratuita, informando em tempo real o valor mais baixo e mais alto pesquisados entre quatro seguradoras: Marítima, Bradesco, Yasuda e Ituran. Além desse benefício, a equipe de corretores da companhia também se encarrega de enviar aos consumidores outras 10 opções num prazo de aproximadamente quatro horas em horário comercial.
Sobre a Warehouse Investimentos
Lançado em 2011, a Warehouse Investimentos é um fundo nacional de venture capital focado no apoio de empresas inovadoras com alto potencial de crescimento nas áreas de tecnologia, e-commerce e ‘projetos verdes’, como de reciclagem e bioenergia. Investidor de startups que prezam pela excelência e com alto potencial de crescimento, o fundo tem como característica principal apoiar o desenvolvimento das empresas por meio de uma gestão compartilhada e, ao mesmo tempo, oferecendo as investidas os serviços de back-office nas áreas de controladoria, contabilidade, jurídico e recursos humanos.