A ProDeaf, startup pernambucana que foi selecionada no programa Startup Brasil e é especializada em soluções de tecnologia assistiva para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, recebeu o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2013. Nós, do Startupi, chegamos a cobrir o lançamento do app (veja aqui).

Em comunicado, a companhia informou que foi a primeira colocada na categoria “Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo”, graças à inovação e ao conteúdo do aplicativo ProDeaf Móvel, que permite a tradução do Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – disponível em versões para smartphones, tablets, websites e totens de autoatendimento.

Ainda segundo a nota, dentre os 165 projetos inscritos, apenas 15 empresas foram premiadas em quatro categorias. “A vitória pode ser atribuída à qualidade e à relevância do produto, associadas ao reconhecimento que a comunidade surda dá ao nosso trabalho”, afirma Amirton Chagas, diretor de tecnologia do ProDeaf.

O ProDeaf Móvel é o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir a fala para a língua brasileira de sinais.