Estive lá na Aceleratech* na semana passada e conheci o pessoal da Kaplen, uma startup que facilita a gestão de contas e de pagamentos recebidos em um estabelecimento comercial, seja ele físico ou não.

Bati um papo bem legal com o CEO Leo Pinho que, super educado e solícito, explicou detalhadamente como é o modus operandi da plataforma, as expectativas e a espinha dorsal da startup. Não deixe de conferir abaixo.

Sobre o produto

“A Kaplen ajuda estabelecimentos comerciais e e-commerces a controlar as suas vendas e recebimentos de cartão de crédito e débito, além de taxas de administração, cancelamentos/chargeback, previsão de recebimentos, vendas duplicadas e vários outros benefícios essenciais para um varejista. Basicamente, servimos como integrador entre o Frente de Loja/ERP do cliente, redes adquirentes e instituições financeiras. O cliente não precisa entrar nos portais das operadoras de cartão, uma vez que a Kaplen já faz essa consolidação dos extratos das adquirentes na nossa plataforma online.

Geralmente, os clientes possuem mais de uma pessoa conciliando as suas vendas — temos casos de clientes com até 12 pessoas fazendo somente essa atividade. Usando a Kaplen, esse mesmo cliente faz todo o seu controle de cartões em cerca de cinco minutos por dia e tem um retorno mínimo de 250% o valor que nos pagam.

Tivemos clientes com até 2000% de retorno no investimento já no primeiro mês de uso, após descobrir alguns erros por parte das operadoras. Hoje temos cerca de 280 lojas utilizando a nossa plataforma em todo o Brasil.”

Tempo e foco na ideia

“Trabalhamos nisso desde o início de 2011; o meu sogro que é varejista no setor têxtil me contou da sua dificuldade em controlar as suas vendas de cartão. Até então, eu estava trabalhando no Grupo JBS Friboi em Pernambuco e o termo ‘conciliação de cartões’ não significava nada para mim, até o dia em que resolvi ver pessoalmente o setor financeiro do meu sogro.

Quando vi a falta de organização e aflição dos funcionários, vi que ali tinha uma boa oportunidade de negócio.

Resolvi fazer pesquisas de mercado com amigos varejistas e me surpreendi ao constatar que era uma dor geral: nenhum estabelecimento comercial conseguia controlar 100% as suas vendas e recebimentos e o pior, ocorrendo erros na contabilidade que geravam grandes prejuízos financeiros.”

Benefícios ao cliente

“O primeiro benefício é o ganho absurdo de tempo e redução dos custos operacionais. Apenas uma pessoa, durante cinco minutos por dia, consegue fazer toda a conciliação de cartões usando a Kaplen — enquanto no modelo manual é praticamente impossível mesmo para uma grande quantidade de pessoas.

Eventualmente, os clientes fazem recuperações financeiras de vendas que não foram acatadas/processadas e controlam melhor os seus cancelamentos e chargebacks, um dos principais vilões dos e-commerces. Além de diversas outras funcionalidades que contribuem para o controle financeiro.”

Vantagens sobre a concorrência

“Não existe um consolidador de mercado. O mercado ainda está muito virgem e estimamos que apenas 0,6% das empresas no Brasil utilizem uma plataforma de conciliação de cartões automatizada como o da Kaplen. A vantagem de utilizar a Kaplen é que o cliente pode contar com uma equipe especializada no produto, além de um atendimento personalizado e rápido. O produto vem evoluindo a cada dia e já se destaca por funcionalidades muito mais inteligentes e robustas.”

Aporte / Aceleração

“Bootstrap puro, até entrar na Aceleratech, onde eles investem uma pequena quantia de dinheiro e muito conhecimento, em troca de um equity. Mas isso você já deve saber (risos)”

Fundadores

“Leo Pinho, CEO e Beatriz Coelho, CFO. Cerca de seis meses depois, trouxemos o Diego Lima que é CTO e transformou em código a nossa ideia (que antes havia sido ‘planejada’ em um documento com 90 páginas).”

Funcionamento

“Ao todo somos 07, todos em Recife — exceto Leo Pinho, que está em SP na Aceleratech. Estamos contratando mais 4 pessoas ainda este mês para contribuir com o projeto de escalabilidade da empresa.”

Sede e fornecimento

“A empresa é sediada em Recife/PE mas já temos vários clientes por todo o Brasil. Estamos melhorando a nossa distribuição para atender ainda melhor cidades que ficam longe dos centros comerciais. E esse é um dos segredos no nosso processo de aceleração e que vamos lançar em janeiro de 2014, após o Demo Day.”

*A Aceleratech faz parte da nova estratégia do Startupi; leia mais aqui