Não estranhe quando você entra em um site e há uma propaganda de um produto interessante ou recém-pesquisado. Isso é um trabalho muito bem pensado, na realidade.

É para melhorar o alcance e o desempenho da mídia gráfica online para o varejo que a Ocapi, por meio de algoritmos contextualizados, personaliza os anúncios publicitários e banners empresariais de acordo com o perfil de cada usuário de internet que esteja acessando uma determinada página.

A startup também cria campanhas simples e fáceis de manusear, a partir de uma plataforma proprietária em que o próprio empresário pode desenvolver os banners a seu gosto (é melhor ativar a tela cheia para ver o vídeo abaixo em mais detalhes).

Selecionada pelo programa Startup Brasil, a empresa me contou que já escolheu a aceleradora Wayra para a bolsa solicitada, cujo valor é R$ 200 mil.

Três sócios-fundadores comandam oito funcionários da Ocapi: Darwin Ribeiro, responsável pelo comercial, Uilton Dutra (tecnologia) e Renato Valente (operação). A empresa tem sede em São Paulo, escritório no Rio Grande do Sul e uma subsidiária nos EUA, e atende Brasil e América Latina.

Bati um papo com o Darwin Ribeiro sobre os negócios da Ocapi. Veja o que ele me contou.

O produto ganhador do Startup Brasil

“O Vitrines Inteligentes é uma plataforma B2B para automatizar a mídia gráfica online. Nossos clientes são portais de conteúdo interessados em aumentar a rentabilidade dos seus espaços de banners. Oferecemos algoritmos e conectamos a novas demandas para decidir qual a melhor oferta para uma pessoa em um certo momento. Rodamos bilhões de impressões em alguns publishers como Globo, Abril, Tecmundo, Baixaki, Guia Mais, entre outros.”

como-funciona-o-vitrines-inteligentes

Investidor ou aporte antes do programa

“Apenas investimento dos fundadores.”

Ideia e foco

“Trabalhamos na ideia há alguns anos, temos experiência em adnetworks, adservers, agências e multinacionais de tecnologia. Ajudamos os publishers em atender o varejo, pois esses anunciantes compram mídia recorrente e ocupam a maior parte dos espaços publicitários, porém exigem escala e preços agressivos.”

Praticidade

“Criamos uma solução com custo variável para escalar o esforço comercial dos portais e trazer novas demandas que exigem tecnologias sofisticadas. O produto oferece recursos como algoritmos contextuais, otimização por página e produto, retargeting e banners dinâmicos em um modelo de negócio SaaS ou Revenue-Share.”

Vantagens

“Os ad servers tradicionais, como double-click e real media, atendem bem mídia reservada em campanhas institucionais, mas falham em otimizar as campanhas de varejo. Para o publisher brasileiro a alternativa seria utilizar plataformas SSP internacionais, como Pubmatic e Rubicon, mas elas estão focadas em mídia programática (RTB/Adexchanges) e têm problemas em atender no Brasil porque a demanda ainda é pequena, menos de 5% do mercado (nos EUA representará 30% até 2017).

Neste contexto, somos pioneiros em oferecer um produto sell-side (SSP) no Brasil para as necessidades dos publishers brasileiros. Temos funcionalidades, acesso a demanda local e modelo de negócio únicos para os publishers. Nossa principal vantagem é resolver o hoje, otimizando a demanda atual, e ao mesmo tempo dar subsídios aos clientes para caminhar ao futuro com mídia programática.”