Não estranhe quando você entra em um site e há uma propaganda de um produto interessante ou recém-pesquisado. Isso é um trabalho muito bem pensado, na realidade.
É para melhorar o alcance e o desempenho da mídia gráfica online para o varejo que a Ocapi, por meio de algoritmos contextualizados, personaliza os anúncios publicitários e banners empresariais de acordo com o perfil de cada usuário de internet que esteja acessando uma determinada página.
A startup também cria campanhas simples e fáceis de manusear, a partir de uma plataforma proprietária em que o próprio empresário pode desenvolver os banners a seu gosto (é melhor ativar a tela cheia para ver o vídeo abaixo em mais detalhes).
Selecionada pelo programa Startup Brasil, a empresa me contou que já escolheu a aceleradora Wayra para a bolsa solicitada, cujo valor é R$ 200 mil.
Três sócios-fundadores comandam oito funcionários da Ocapi: Darwin Ribeiro, responsável pelo comercial, Uilton Dutra (tecnologia) e Renato Valente (operação). A empresa tem sede em São Paulo, escritório no Rio Grande do Sul e uma subsidiária nos EUA, e atende Brasil e América Latina.
Bati um papo com o Darwin Ribeiro sobre os negócios da Ocapi. Veja o que ele me contou.
O produto ganhador do Startup Brasil
“O Vitrines Inteligentes é uma plataforma B2B para automatizar a mídia gráfica online. Nossos clientes são portais de conteúdo interessados em aumentar a rentabilidade dos seus espaços de banners. Oferecemos algoritmos e conectamos a novas demandas para decidir qual a melhor oferta para uma pessoa em um certo momento. Rodamos bilhões de impressões em alguns publishers como Globo, Abril, Tecmundo, Baixaki, Guia Mais, entre outros.”
Investidor ou aporte antes do programa
“Apenas investimento dos fundadores.”
Ideia e foco
“Trabalhamos na ideia há alguns anos, temos experiência em adnetworks, adservers, agências e multinacionais de tecnologia. Ajudamos os publishers em atender o varejo, pois esses anunciantes compram mídia recorrente e ocupam a maior parte dos espaços publicitários, porém exigem escala e preços agressivos.”
Praticidade
“Criamos uma solução com custo variável para escalar o esforço comercial dos portais e trazer novas demandas que exigem tecnologias sofisticadas. O produto oferece recursos como algoritmos contextuais, otimização por página e produto, retargeting e banners dinâmicos em um modelo de negócio SaaS ou Revenue-Share.”
Vantagens
“Os ad servers tradicionais, como double-click e real media, atendem bem mídia reservada em campanhas institucionais, mas falham em otimizar as campanhas de varejo. Para o publisher brasileiro a alternativa seria utilizar plataformas SSP internacionais, como Pubmatic e Rubicon, mas elas estão focadas em mídia programática (RTB/Adexchanges) e têm problemas em atender no Brasil porque a demanda ainda é pequena, menos de 5% do mercado (nos EUA representará 30% até 2017).
Neste contexto, somos pioneiros em oferecer um produto sell-side (SSP) no Brasil para as necessidades dos publishers brasileiros. Temos funcionalidades, acesso a demanda local e modelo de negócio únicos para os publishers. Nossa principal vantagem é resolver o hoje, otimizando a demanda atual, e ao mesmo tempo dar subsídios aos clientes para caminhar ao futuro com mídia programática.”