Quem dirige, sabe: volta e meia, é uma função achar estacionamento para deixar o carro. Isso quando, ao encontrar, se descobre que não existem vagas disponíveis.

Foi pensando nisso que o Payparking, a única startup do segmento de estacionamentos presente no programa Startup Brasil, quer resolver as atribulações dos motoristas Brasil afora: por meio de geolocalização, o serviço vai fazer reservas e pagamentos desse tipo de espaço.

Conversei um pouco com os cofundadores do Payparking, Danilo Nascimento (CFO, product owner e estratégias de mercado) e Fernando Sonegheti (CEO, gestão de produto e scrum máster). Além deles, fazem parte também Bruno Carreira (arquiteto de solução, engenheiro de software e especialista web) e Gustavo Gianordoli (especialista mobile e engenheiro de software). São sete pessoas operando a startup hoje, cuja sede fica em Vitória, capital do Espírito Santo.

Já adianto o que eles nos contaram: serão acelerados pela Start You Up. “Já estamos nela desde março, então foi uma escolha natural.” Veja, abaixo, os principais trechos da entrevista.

Sobre o produto

“O PayParking é uma ferramenta de geolocalização, reserva e pagamento de estacionamentos, com objetivos de diminuir tanta perda de tempo quando estacionamos e de melhorar a interação estressante dos usuários com os estacionamentos. Ele tem duas frentes distintas: pagamento da estadia e reserva de vagas.”

Difusão

“O produto já está em teste no ES e RJ com um grupo restrito de usuários. Em 60 dias, usuários de SP também terão a ferramenta disponível.”

Aporte e aceleração

“Já tivemos um aporte antes do programa. Nossa aceleradora vai ser a Start You Up. Já estamos nela desde março, assim, foi nossa escolha natural.”

Foco

“Trabalhamos nisso desde o fim de 2011, com mudanças para atender melhor o mercado (usuários e estacionamentos), melhorando tanto a qualidade de gestão do estabelecimento quanto tornando a experiência de uso melhor para o usuário.”

Diferencial

“Estacionar é uma atividade estressante: nem sempre é fácil encontrar estacionamentos. Quando encontramos, não existem vagas. Quando existem vagas, é chato achar o guichê para pagar. Perdemos tempo, gastamos combustível, perdemos a paciência e não temos nada que torne isso mais agradável.

Aqui entra o PayParking, transformando sua ida ao estacionamento em algo melhor e mais agradável, de uma forma simples, conveniente e segura.”

Vantagens do produto

“Fornecemos um serviço mais agradável ao usuário e mais lucrativo ao estacionamento. Todos ganham. O estacionamento é o início de tudo. Haverá muito mais funcionalidades em nosso aplicativo, mas vamos liberá-los gradativamente para nossos usuários. Temos em vista muitas interações nesse ecossistema de estacionamentos e usuários.”