O pessoal do Fitboo já tinha me confirmado, mas a Papaya Ventures também anunciou a plataforma como parte das startups oficialmente selecionadas no seu programa de aceleração.

Em síntese, a startup quer resolver as dissonâncias entre agenda e a academia de ginástica – sem que o consumidor tenha que, necessariamente, se matricular na última e para que o empresário deste segmento preencha as vagas que tem em aberto no seu estabelecimento. São seis funcionários cuidando da plataforma, cujas operações ocorrem desde 2012, e mais os fundadores Miguel Gonzales (CEO), Xisco Sauco (CTO) e Juan Carlos Gonzalez (conselheiro de fitness).

Vale lembrar que a startup da Espanha também faz parte do programa Startup Brasil. Embora o CEO Miguel Gonzales prefira não comentar o valor pedido, ele foi solícito ao responder as minhas perguntas sobre as atividades da plataforma.

Confira, abaixo, os principais trechos da nossa conversa.

O Fitboo

“É o Airbnb para academias de ginástica. O pré-pago para consumidores. É uma plataforma única de conexão para entusiastas do fitness que procuram encontrar e reservar treinos com os proprietários de academia que buscam comercializar seus negócios, atrair novos clientes e preencher lugares que estejam vazios.”

Como funciona

“O Fitboo se esforça para ser uma empresa centrada no cliente de internet, por meio da qual essas pessoas podem encontrar e agendar virtualmente qualquer aula de fitness que desejarem reservar online e dando aos clientes o que eles mais querem: preços baixos, grande variedade e conveniência. Queremos crescer e evoluir como uma plataforma de comércio eletrônico a nível mundial.

É uma ferramenta de buscas onde se pode agendar aulas em grupos de fitness em academias, baseada em múltiplos locais e de acordo com a sua conveniência. A matrícula em uma academia é uma ótima opção para pessoas que possam frequentar o mesmo lugar regularmente, mas nem todo mundo se encaixa nesse perfil.

O Fitboo é uma plataforma livre de risco, uma vez que os lugares vazios ocorrem em certos horários do dia – como o começo da tarde – com academias vazias, trazem um custo enorme. Além disso, ao permitir que não-membros usem as instalações, a academia cria uma  tremenda fonte de atração consciente, de engajamento e de angariar novos clientes.”

Investidores ou incubadoras antes do programa Startup Brasil

“Fomos incubados na Espanha pela Mola.”

Aceleradora

“Tivemos sorte. A Papaya Ventures vai ser a nossa aceleradora. Sentimos que ela é perfeita para nós.”

O porquê do foco

“Nós temos uma academia na Espanha. Sabemos que há um monte de gente fora dela que não se juntar a nós por causa da mensalidade. Mas temos lugares vazios, então por que não vendê-los online? Estamos aumentando a receita ginásios em 15%, sem novos investimentos (considerando apenas o lucro das vagas vazias).”

Vantagem

“Com o Fitboo, as pessoas podem ir à academia sem que paguem como associadas. Elas pagam apenas pelo que quiserem. Para o proprietário da academia não é sobre descontos, é sobre novas maneiras de atrair novos clientes. Cuidamos das academias que temos disponíveis no site. Somente as melhores. Nossa abordagem é oferecer um bom produto de uma nova maneira.”

Localização

“Nossas sedes são baseadas em Palma de Mallorca (Espanha) e no Rio de Janeiro. Agora, ofertamos o produto em Palma de Mallorca e Nova York. Em breve, vamos oferecer grandes coisas no Rio.”