Diante de mais um aviso de pauta envolvendo o mercado imobiliário, decidi parar e fazer as contas de quantas notícias sobre o setor eu havia dado nos últimos meses. E parece que o mercado está mesmo se mexendo para perder essa imagem de ultrapassado e engessado. Apenas de novas empresas, demos a noticia de quatro startups desde o início de junho –sem contar as que já estão mais consolidadas no mercado.

No comecinho de junho, falei para vocês da ProprietárioDireto, uma empresa que permite a negociação da venda de imóveis direto com o proprietário, um conceito muito baseado na venda feita dentro da rede de amigos do comprador. Em julho, apresentamos a Avante.com, uma empresa que ajuda o usuário a conseguir financiar vários sonhos, incluindo a compra da casa própria.

Só em agosto, já foram duas novas startups: a ImovelBid, que faz o leilão de imóveis que não foram vendidos pelas construtoras no lançamento, e a iMoviu, que torna mais inteligente as placas de “vende-se” dos imóveis.

Hoje, adiciono mais uma companhia à lista de agosto, com a MoreCerto, que criou um aplicativo de administração para os vendedores do setor imobiliário. Eles venceram o StartupFarm de Florianópolis e agora participam do programa Startup SC.

O app foi criado por Marcel Viana, Gustavo Zomer e Alessandro Grano e eles só receberam financiamento externo vindo de um prêmio da Fapesc/Sebrae, em Santa Catarina, no valor de R$ 50 mil. O programa já está disponível para usuários do Android.

E ai, vocês conhecem mais startups novas do setor imobiliário? O setor está mesmo se movimentando para inovar?