O aplicativo Filho se fila promete solucionar um problema presente na vida dos pais: o trânsito nos arredores das escolas nos horários de saída. Criado pela Intuitive Appz, o programa avisa a portaria do colégio quando o pai está por perto. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a rede Arbos, na região do ABC (SP), será a primeira a adotar a ferramenta, ainda em 2013.

O Filho sem fila funciona em Android e iOS e precisa ser instalado no smartphone dos pais. “A ferramenta funciona da seguinte maneira: quando chega de carro em um perímetro determinado por cada escola, o pai usa o aplicativo para apertar um botão e informar sobre sua presença para a escola”, diz a companhia. “Nome e foto da criança aparecerá em um iPad na portaria, junto com as fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante.” Os dados das crianças também aparecerão em monitores espalhados pela escola, formando uma espécie de “fila virtual” que indica as crianças que serão buscadas primeiro.

A desenvolvedora considera também a possibilidade de cada aluno usar uma pulseira que vibra com a proximidade do pai ou da mãe.

“Hoje em dia o trânsito tem sido um problema constante e, com esse aplicativo podemos, de alguma forma, oferecer uma solução que ajuda a otimizar o tempo dos pais com mais segurança e, ao mesmo tempo, minimizar o congestionamento nos horários da saída dos estudantes”, diz Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz, segundo o comunicado.

A Intuitive Appz cria apps desde 2010 e já teve clientes como Qualcomm, Foroni, Mattel, Disney e Unimed.

Foto: UnB Agência