Um norte-americano e um brasileiro –Benjamin Gleason e Thiago Alvarez, respectivamente– se juntaram para financiar e lançar o GuiaBolso, uma ferramenta  online e gratuita que ajuda na gestão financeira de quem quer tomar melhores decisões econômicas e sair do vermelho. O produto teve seu lançamento anunciado nesta semana.

Na prática, o GuiaBolso funciona de uma maneira que se espera que uma ferramenta online funcione. Ao entrar, o usuário informa sua renda e as principais despesas, incluindo dívidas e compras parceladas. “O sistema então traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor”, diz o comunicado divulgado.

Feita a classificação inicial, são geradas recomendações específicas às necessidades de cada usuário e oportunidades onde é possível cortar gastos. “Tudo isso de uma forma visual, com gráficos e imagens, mostrando claramente para onde o dinheiro do usuário está indo e como melhor geri-lo”, afirma Thiago. Ele e seu sócio são ex-consultores da McKinsey & Company. Segundo os executivos, o uso do produto pode trazer uma economia de até 10% nos gastos mensais, de acordo com números obtidos a partir dos usuários da fase beta do projeto.

Foto: Jim Renaud