(Foto: Crédito)

A WebRadar, empresa brasileira focada em “Big Data”, recebeu um “investimento milionário” da Intel Capital. A empresa ganhou o prêmio Finep da inovação de 2012 e a notícia do investimento foi divulgada pelo próprio Finep, que não revelou o valor aportado, dizendo apenas que foi no nível dos milhões.

Criada em 2008, a WebRadar oferecer “soluções para análise inteligente de dados baseada em tecnologias inovadoras de software para auxiliar a tomada de decisões operacionais e de negócios”. Entre os maiores clientes da companhia estão a Nokia Siemens Networks, a Nextel e a Telefónica. Adriano da Rocha Lima, sócio da WebRadar, revelou ao Finep que a empresa cresceu oito vezes entre 2009 e 2012.

Agora, a Intel entra para a companhia como acionista minoritária e “não terá participação direta na administração” diária das rotinas da WebRadar. Além do apoio financeiro, a ideia do investimento também é ajudar na internacionalização da empresa brasileira e promover intercâmbio nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Anteriormente, a WebRadar já havia recebido subvenção econômica por meio do Finep para “acelerar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos produtos”. Segundo o Finep, a companhia recebeu quase R$ 2 milhões via subvenção.

Um dos focos da subvenção concedida era aprimorar a ferramenta Quality NetSystem, que coleta continuamente e em tempo real dados gerados por todos os elementos de rede e equipamentos que compõem uma rede de telefonia celular ou de banda larga móvel.

“Depois de processadas, as informações são disponibilizadas para o usuário em uma interface web, de forma que ele consiga identificar facilmente os problemas que afetam a qualidade do serviço, bem como as ações que devem ser tomadas para solucionar tais problemas”, explicou Adriano, segundo o Finep. A ferramenta já está em operação há cerca de quatro anos.