A QualCanal.tv, tecnologia aplicada que monitora a repercussão dos programas de televisão no Twitter e tem como sócio-mentor Flavio Ferrari, ex-CEO do IBOPE Media, anuncia que está sendo incubada pela americana 500 Startups.
André Terra e Anderson Fér, sócios-fundadores da Intacto, empresa que desenvolveu a Qual Canal, já se mudaram para a cidade de Montain View, na Califórnia, EUA, para dar início ao trabalho com a incubadora.
Milhões de pessoas assistem TV e comentam na Internet mas agências de publicidade e estações de TV tem visão parcial sobre o impacto do seu conteúdo. QualCanal classifica, organiza e rankeia os comentários nas redes e oferece serviços para os interessados neste tipo de inteligência.O Qual Canal analisa comentários sobre os programas de TV feitos no Twitter e organiza um ranking em tempo real dos mais comentados. Essa análise é feita contabilizando comentários feitos a partir de 2 horas antes do início do programa até seu encerramento. Para que o comentário seja contabilizado, ele deve mencionar o nome do programa ou sua comum abreviação, utilizar uma #hashtag específica ou mencionar os @membros do programa. Os 20 últimos comentários são apresentados para visualização.
Com estes dados, é possível promover uma experiência social entre os telespectadores e
também entre os programas e seu público. Além disso, será possível prover pesquisas e serviços inteligentes para emissoras, agências de publicidade e institutos de pesquisa. A grade de programação das emissoras é fornecida pela Revista Eletrônica.
Além de investimento financeiro e orientação para que a startup seja bem-sucedida,“a equipe do Qual Canal também receberá consultoria de mais de 190 mentores de todo o mundo, em um espaço criativo em Mountain View”, assegurou Anderson Fér. A 500 Startups foi avaliada pela revista Forbes como a oitava melhor incubadora do mundo, e tem como objetivo encontrar novas e promissoras startups para investir, oferecendo recursos financeiros entre 50 e 250 mil dólares, por meio do programa 500 Startups Accelerator Program.